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O que é Copywriting, como usá-lo para obter os melhores resultados e gerar conversão com seus textos

Você sabe o que é Copywriting? Aprenda a usar essa ferramenta de conversão a seu favor e aumentar as vendas de sua empresa com base na persuasão!


O que é Copywriting, como usá-lo para obter os melhores resultados e gerar conversão com seus textos
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O CRO (ou Otimização de Conversão) é baseado em vários dados: testes A/B, diagnóstico de performance de páginas, web analytics são alguns dos exemplos. Entretanto, existe um ponto especifico q merece muita atenção quando o assunto é conversão online, e esse é o Copywriting.

O que é Copywriting?

Copywriting é uma palavra da língua inglesa sem tradução específica para o português, um termo comumente usado na nossa língua que tem o mesmo significado é “redação publicitaria”, ou “redação de marketing”, ou seja, copywriting  é a produção de (ou o ato de produzir) textos com foco na conversão.

A ideia de um texto com foco na conversão é persuadir o seu lead a comprar através apenas dos seus textos, e isso funciona através das técnicas de copywriting e psicologia de persuasão. Por exemplo, seu site tem bons acessos, um ótimo design e velocidade de carregamento, mas você não possui uma taxa de conversão muito alta, nesse caso, você precisa aplicar as técnicas de copywriting nos textos do seu site, para convencer o seu usuário a comprar, pois de nada adianta um bom site, com um bom produto, se você não sabe “vender o seu peixe”. Esse é o grande objetivo do Copywriting, convencer o seu lead comprar.

Agora que ficou clara a importância do Copywriting, a próxima coisa que você precisa saber é que é extremamente necessário sempre oferecer de antemão para o seu lead todo o material necessário para ele se tornar um cliente.

Entregue todas as informações necessárias, e nada além disso

Muitos profissionais não gostam de usar páginas muito longas, o fato é que se você demonstrar tudo o que você precisa sobre o seu produto, de forma objetiva, lógica e agradável, você não precisará ter receio de criar uma página longa, mas é importante que você seja objetivo e não fale muito além do necessário, pois assim você alcançará o equilíbrio e o tamanho adequado para o sua página/texto.

Como eu disse antes, é importante que você apresente o seu produto de forma objetiva, lógica e agradável, já que no copywriting o tamanho do texto não é um problema, e sim a forma como ele é apresentado.

Normalmente, produtos mais caros e/ou mais complexos demandam um volume maior de informações para os seus potenciais clientes. A menos que você esteja oferecendo o produto à um preço extremamente baixo, você sempre precisará persuadir o seu lead a optar pela compra do seu produto.

Como apresentar grandes textos com o Copywriting?

A grande ideia do Copywriting é persuadir seus usuários por meio da argumentação textual, e para fazer isso, o tamanho do texto não importa.

Além de empregar as técnicas de persuasão (as quais comentarei mais adiante), é essencial que a sua ortografia sua impecável e que o seu conteúdo seja apresentado de forma leve, estimulando a leitura do usuário. Cada frase do seu texto tem a função de fazer com que o usuário leia a frase seguinte, por isso você deve ser interessante e atraente, mantendo sempre a atenção de seu usuário no texto.

Uma dica importantíssima é dar sempre o seu melhor na hora de escrever os títulos, já que são eles que atraem a atenção do usuário e despertam a curiosidade sobre o conteúdo, e é sempre bom utilizar subtítulos, já que eles servem para complementar a ideia inicial e para trazer efetivamente o usuário para o texto.

Psicologia da Persuasão

Essa é a parte mais importante do Copywriting, pois é a persuasão que faz com que o seu usuário diga “sim”. Existem 5 gatilhos mentais muito importantes que nos levam à, de forma subconsciente, responder positivamente a uma oferta, eles são:

Reciprocidade – O princípio da reciprocidade é bem simples, basicamente você esta mais inclinado a ter uma resposta positiva a uma oferta que lhe deu um benefício prévio. Um exemplo bem claro disso é a amostra grátis, seja em um mercado ou em um ambiente virtual, as pessoas estão muito mais inclinadas a aceitar uma oferta/fazer uma compra de um produto que já lhe foi oferecido antes, ou que tenha lhe dado uma amostra previa do conteúdo.

Empatia – O “gatilho” da empatia consiste em criar uma identificação e afinidade entre a sua marca e o seu público alvo, um bom exemplo seria alinhar a marca com atributos que o seu público alvo valoriza, como apoiar causas com as quais o seu público se identifica. 
Autoridade – O ser-humano tem a tendência natural a “obedecer sem questionar” quando existe uma autoridade presente. Desde pequenos nós somos apresentados ao conceito de autoridade e que desobedece-la é errado, sejam elas nossos pais, professores ou até mesmo as leis, e, do ponto de vista de marketing, esse é um gatilho que deve ser utilizado sempre que possível. Alguns exemplos disso são: exibir uma página com prêmios obtidos pela sua marca ou produto, ou até mesmo menções à ela na mídia; Exibir um portfólio com seus maiores e mais famosos clientes; Utilizar citações de profissionais renomados da área que tenham elogiado a sua marca/produto.

Prova social – O ser-humano tem uma necessidade natural de pertencimento, de fazer parte de algo maior, e essa necessidade normalmente nos faz sentir mais confortáveis para tomar decisões. Você pode (e deve) explorar essa necessidade em suas páginas, por exemplo: exiba depoimentos positivos de outros clientes; exiba uma lista de produtos mais vendidos. Isso tem como objetivo demonstrar que a sua marca/produto tem um certo prestígio social.

Escassez – Esse gatilho desperta no usuário um senso de urgência, que é uma das formas mais eficientes de desencadear o processo de compra. É importante deixar claro, desde que a afirmação seja verdadeira, que o cliente pode perder a oportunidade de adquirir certo produto/serviço devido à baixa disponibilidade ou curto prazo de compra do mesmo. 

Enfim, o que é Copywriting? É persuasão, é convencer o seu usuário a tomar a atitude de compra, é o ato de usar o texto como forma de convencer o seu lead a contratar o seu serviço e a sua empresa. 

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