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Um bom gerenciamento de conteúdo ajuda a aproximar e fidelizar clientes

Já ouviu falar sobre gerenciamento de conteúdo e quer aprender mais o o assunto? Neste post trago informações úteis e relevantes para você


Um bom gerenciamento de conteúdo ajuda a aproximar e fidelizar clientes
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Um bom gerenciamento de conteúdo vai além da produção de conteúdo. É importante considerar que a presença digital de uma empresa deve ser pensada de forma ampla, que considere não apenas as redes sociais, mas toda a presença digital da marca, tendo como base os objetivos da empresa para que todo o processo a leve a obter resultados positivos.

Você deve entender o que a empresa precisa, quais são suas metas e necessidades para que sejam analisados o público-alvo, definida a persona e desenhado o funil de vendas. Isso facilita a criação de estratégias e é extremamente importante para que não haja conflito na criação de conteúdo, ou seja, para que você tenha a certeza de criar um conteúdo relevante para o público certo.

Organização é a palavra-chave, é importante seguir um planejamento pois sem isso é fácil perder o foco, certo? Pensando nisso, listei alguns passos que não podem ser deixados de fora nesse processo: 

Análise e Planejamento

É através do planejamento que serão definidos os objetivos e as metas a serem atingidas e será esse planejamento que guiará as ações estratégicas da marca visando atingir os objetivos traçados pela empresa. Parece óbvio, né? Mas nem sempre é tão simples. Então, é importante definir o objetivo da empresa e saber se o que ela procura é geração de Leads, fortalecimento de marca, aumentar as vendas de determinado produto ou serviço, etc.  
Além disso, é importante analisar também a missão, visão e valores da empresa, principalmente para que se faça uma presença digital representando sua identidade organizacional, além de facilitar a criação de estratégias que trilhem aos resultados esperados.

Definição de estratégia e linguagem

Um ponto que devemos destacar é que uma estratégia de criação deve considerar ações de médio e longo prazo, até mesmo porque relacionamentos não são criados da noite para o dia. 

Depois de conhecer o público-alvo e compreendê-lo melhor, será necessário estudar que tipo de linguagem será adequada para o relacionamento com ele. É importante avaliar se serão usadas mensagens mais descontraídas ou se é aconselhável manter uma linha mais conservadora. O conteúdo a ser criado será adequado a que tipo de mídia? Será usado, preferencialmente, texto ou vídeo? Qual o canal mais adequado para que seu público assimile da melhor forma e interaja mais com seu conteúdo? Cada um deles precisará de uma linguagem diferente para se produzir conteúdo, portanto, é preciso avaliar essas questões com bastante cuidado.

É necessário ter um planejamento detalhado da estratégia a ser adotada e estar preparado para trabalho árduo, pois a produção de conteúdo relevante e a interação com o público são pontos essenciais e que demandam muito tempo.

Produção de conteúdo e cronograma de publicações

A produção de conteúdo, tanto para blog quanto para mídias sociais deve contar com conteúdo textual e gráfico alinhados a uma identidade visual que deve ser mantida visando reconhecimento de marca e com uma estratégia de diálogo com o público que seja coerente e interativa, observando o canal escolhido para difundir os conteúdos.

É preciso que você entenda a importância de manter um cronograma para que todos os processos sejam cumpridos no tempo certo. Essa organização vai além do que apenas organizar o que será publicado e sua periodicidade em seus canais de comunicação, esse cronograma tem como propósito organizar uma estratégia eficiente.

Um cronograma bem definido dá segurança à equipe de criação e evita um dos maiores problemas de quem trabalha com conteúdo: o atraso de prazos de entrega.

Monitoramento e relacionamento com o público

A produção de conteúdo exige constantes monitoramentos e mensurações para que sejam observadas as interações do público com a empresa e, caso estes resultados não sejam os esperados, avaliada uma possível adequação das estratégias de diálogo. Lembre-se sempre que relacionamentos demoram a ser criados por isso não devem ser definidas metas de curto prazo.

O relacionamento com o público não tem fórmula exata, é preciso estar atento aos sinais que o público dá para descobrir como ele está assimilando os conteúdos e se os aprova. Portanto não se assuste se, inicialmente, o conteúdo ou a linguagem não atingir o público da maneira esperada: Se isso ocorrer, pare, pense e reveja os passos dados até aqui, pois sempre é possível uma reformulação das estratégias. Afinal, é para isso que existem as ferramentas de mensuração de dados, não é mesmo?

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