Como ter resultados nas redes sociais? Aprenda a iniciar uma boa estratégia
Neste post apresentamos os passos mais importantes para você dar início a sua própria estratégia e gerar mais resultados nas redes sociais
Antes de tudo é preciso ter em mente que para conseguir gerar resultados nas redes sociais, é preciso ter muita disciplina, esforço e planejamento, muito planejamento, para que cada passo leve os usuários a realizar as ações que você precisa que ele faça.
A melhor forma de planejar é focando em quem você quer impactar e só então em como você irá fazer isso. Ou seja, precisa descobrir quem é a pessoas que vai receber o seu conteúdo para depois descobrir os tipos de materiais que ela mais gostaria de receber.
No início de nossa agência, nós trabalhávamos apenas com criação de sites e sistemas, e quando percebemos a necessidade de trabalhar mais ativamente com as redes sociais fizemos sem muita atenção e capricho e percebemos que não estava dando certo, pois faltava principalmente planejamento.
O que acontecia era que publicávamos durante semanas quase todos os dias, então eventualmente a demanda de programação aumentava acabávamos deixando as redes sociais de lado para cuidar dos projetos dos nossos clientes e quando percebíamos a gente já estava a mais de um mês sem fazer novas publicações. O pior disso tudo é que as publicações nem tinham o engajamento que nós gostaríamos, o que tornava a nossa produção apenas uma perda de tempo.
Então nos reunimos e em umas duas reuniões descobrimos o problema, faltava um planejamento, um simples estudo onde saberíamos para quem nosso conteúdo seria distribuído, como seria distribuído e quando, até que chegamos a um método que tornaria isso muito mais fácil permitindo entregar um conteúdo de alto valor aos usuários, gerar engajamento, nunca mais deixar de publicar e nunca mais passar sufoco.
Sua persona é o coração de sua estratégia
Descobrimos a real importância da persona, que na verdade é o que torna realmente possível a criação de qualquer estratégia de marketing para internet, pois é para ela que você deve desenvolver seus conteúdos, se realmente deseja ter resultados com suas publicações e gerar vendas para seu negócio.
A persona é tão importante que se não for bem definida, você pode acabar errando toda a sua estratégia e produzir um conteúdo que não engaja com seu público. Ou ainda pior, engajar com um público que não vai comprar de você, criando uma ideia de que as redes sociais não funcionam para o seu negócio.
Trace as etapas desde o start ao seu objetivo
Mas apesar de ser simples não é fácil fazer este trabalho, digo isso porque é uma mudança de rotina que altera toda a sua forma de trabalhar, e não que isso seja negativo, muito pelo contrário, pois ajuda a realmente entregar valor para o seu usuário. Digo que é difícil porque sempre que estamos em um ritmo, quando algo o altera, acaba sendo difícil fazer todo esse novo processo se encaixar as novas tarefas a sua rotina, e isso é bem comum de acontecer.
O maior desafio no nosso caso era entregar o conteúdo com qualidade e frequência para nossos usuários, pois o impacto que estes processos geravam em nossa rotina acabava de certa forma atrapalhando os outros projetos.
Foi aí que vimos a importância de ter um processo otimizado com etapas do início ao fim do ciclo de criação de conteúdo, e chamamos de ciclo justamente por sempre estar voltando analisando tudo que foi feito, avaliando resultados para só aí criar um novo ciclo com mais conteúdo.
No nosso caso, depois de já ter definido nossa persona, ou seja, quem receberá nosso conteúdo, começamos a criar uma planilha com os posts que iriamos distribuir, e ali alimentamos com uma pauta de conteúdo os principais assuntos de real valor para nosso usuário. Definidas as pautas de assunto, passamos pela etapa de criação de cada conteúdo, o que nos ajudou a criar conteúdo de forma mais rápida e focada no problema do usuário, e aí então faltava apenas a cereja do bolo, o agendamento!
Faça SEMPRE uso de uma agenda
Uma agenda garante que datas não sejam esquecidas, facilitando que as metas sejam cumpridas para chegar ao resultado desejado, por isso é importante se organizar adicionando quais as publicações devem ser enviadas e em quais datas. É interessante manter uma periodicidade com dias e horas certas para criar no usuário uma necessidade de conferir sua publicação.
Desta forma potencializamos o nosso tempo - pois não tínhamos muito - e isso nos ajudou tanto que logo percebemos que poderíamos focar em outras tarefas enquanto o próprio sistema enviava as publicações já agendadas.
Se você utiliza muitas redes sociais, pode usar um gerenciador pago para agendar as publicações de todas as suas redes sociais em uma única plataforma, e se eu foco for apenas o Facebook, pode você agendar suas publicações diretamente pela plataforma.
Espero que conhecer um pouco sobre a nossa experiência e sobre como demos inicio a nossa estratégia para obter resultados nas redes sociais lhe ajudem a também conseguir obter esses resultados.
Se você ficar com dúvidas, é só me chamar no whatsapp ou enviar um e-mail que eu terei enorme prazer em ajudar. Abraço!
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