Loquaz Media Agencia - Marketing Digital, Desenvolvimento Web em Porto Alegre

Como desenvolver o seu primeiro e-book desde o planejamento até entrega do material

Conheça os passos para desenvolver um material rico com conteúdo relevante para o usuário, layout agradável e que te ajuda a ampliar sua lista de e-mails


Como desenvolver o seu primeiro e-book desde o planejamento até entrega do material
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O e-book tem ganhado cada vez mais força no marketing digital, e isso não é à toa. Com ele é possível aumentar sua lista de e-mail de forma rápida e engajar o seu público transformando eles em leads e, quem sabe, futuros clientes.

O problema é que não é tão simples produzir um e-book de qualidade, isso porque precisa de uma estratégia para sua produção, precisa de tempo e de bastante dedicação. Para facilitar as coisas, criei este post para lhe dar o caminho das pedras e facilitar o seu processo de desenvolvimento para gerar um e-book que converta de verdade!

Primeiros passos: Planejamento

Antes de começar, realize um bom planejamento de como vai distribuir o conteúdo em seu material, definir bem o título que vai usar, os tópicos do sumário e imagens que pretende usar para ilustrar o seu material.

Defina cores e formas que ajudem a aumentar a identificação visual com sua empresa, para que assim possa ajudar a fortalecer sua marca.

Vale a pena criar uma pasta em seu desktop com o nome “ebooks” por exemplo, e dentro dela criar uma pasta com o nome do ebook que vai produzir, como “ebook 001”, para facilitar a organização dos materiais que serão produzidos, e deixar esta pasta apenas para criar este tipo de material, não se misturando com outros itens de seu computador.

Aproveite e crie também, dentro da pasta referente ao ebook que vai produzir, uma pasta para imagens e uma para ícones, isso vai ajudar na hora da estilização de seu ebook, vai te poupar bastante tempo.

Bote os seus conhecimentos no papel, ou no Word

Agora que já organizou como vai distribuir o material, basta colocá-lo em seu editor de texto, pode ser o que usa normalmente. Se não tiver um, pode usar um editor de texto online, como o Google Docs e o Office Online da Microsoft.

Com os tópicos em ordem de sumário comece a adicionar os textos referente a eles. É importante que entenda bem do que está disposto a produzir para explicar de uma forma clara e que de fato ajude seu usuário.

É importante que o material passe por uma revisão ortográfica para que seu material não perca credibilidade, por isso é importante, caso você não realize esta função, pode entregar seu texto já pronto para alguém fazer uma revisão para você, mas dê preferência a alguém que realmente já realize este tipo de trabalho. Caso não conheça ninguém, pode pesquisar por revisores online no Google onde encontrará alguns sites que fazem este tipo de serviço para você.

Agora é a hora do layout

Agora é a fase de estilizar o seu ebook, dar o visual de sua empresa adicionar imagens e formata-lo para ficar da forma que seu usuário vai ver.

Existem diversos programas no mercado para fazer isso, mas o que ensinarei aqui é um método online onde você não precisa entender de diagramação para estilizar o seu material. Estou falando de apresentações de slides.

Você pode usar o Google Docs ou o PowerPoint da Microsoft (pode usar a versão de desktop se tiver acesso a ferramenta). Essas ferramentas facilitam o processo de diagramação pois possuem funções que ajudam no alinhamento dos conteúdos que for adicionar em cada bloco.

As imagens também podem ser adicionadas de forma fácil, assim como alteração de suas dimensões apenas com poucos movimentos em seu mouse.

Fizemos um post utilizando o PowerPoint para diagramação de e-books, dá uma conferida lá que tem bastante coisa interessante.

Material pronto, agora divulgue!

Agora com tudo diagramado, conteúdo no lugar e já salvo em PDF é hora de divulgá-lo, mas primeiro você precisa adicionar este material em sua Landing Page como forma de isca virtual para seus usuários receberem seu e-book só depois de realizar um cadastro em seu site.

Aqui que está a sacada, você não divulga o material produzido propriamente dito, mas sim a Landing Page na qual deixou o material hospedado.

Para isso, você precisa conhecer bem o seu público, saber o canal que seu público está e as melhores formas de anunciar. Vou deixar abaixo alguns links que podem te ajudar nesta tarefa.

Conhecer seu público: Conhecer bem o seu público na Internet favorece melhores estratégias de marketing

Textos para conversão: O que é Copywriting, como usá-lo para obter os melhores resultados e gerar conversão com seus textos

Atração de público: Precisa atrair seu público? Conheça algumas dicas que irão te ajudar neste processo

Regras do Facebook: Anúncios no Facebook Ads: Saiba o que pode e o que não pode fazer na hora de criar seu anúncio

Anúncios no Google: Noções básicas de Google AdWords e como criar uma conta para anunciar

Gostou do texto? Se sim, comente, curta e compartilhe clicando nos ícones abaixo.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Recomendados para você:

Artigos Relacionados

Capa ebook

Baixar E-book: Como vender mais usando a internet!

Cadastre-se e conheça estratégias que vão te ajudar a alcançar mais pessoas, transformá-las em leads e vender mais!

Quero baixar este E-book!

Olá, deixe seu comentário para Como desenvolver o seu primeiro e-book desde o planejamento até entrega do material

Enviando Comentário Fechar :/

Assinar nossa newsletter

Tudo que você precisa sobre marketing digital, empreendedorismo e vendas

Assine nossa lista vip e receba em seu e-mail dicas sobre marketing, relacionamento, vendas e muito mais, sempre acompanhado semanalmente das melhores publicações da semana. Seja parte da lista vip!

assinar lista vip
X

Fale com nosso especialista em Marketing Digital para entender melhor sobre nossos serviços e soluções para o seu negócio

X

Deixe uma mensagem pra gente!

Aguarde, enviando contato!
X

Peça o seu orçamento e enviaremos uma proposta com detalhes do serviço e valor de acordo com os dados recebidos.

X

Agende uma reunião conosco, iremos conversar melhor sobre a sua ideia e tirar qualquer dúvida que você tiver.

X

Conte pra gente qual é o seu problema hoje. Isso vai ajudar a gente a entender melhor e te enviar algumas ideias e estratégias que você mesmo pode aplicar.

X
Assinar Newsletter

Assine e receba tudo que você precisa sobre marketing digital, empreendedorismo e vendas no seu e-mail