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O que é automação de marketing e como ela pode otimizar o seu tempo?

Você sabe o que é Automação de Marketing? Aprenda como poupar tempo e facilitar o seu trabalho!


O que é automação de marketing e como ela pode otimizar o seu tempo?
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Automação de Marketing é parte vital dos mercados mais experientes em Inbound Marketing, pois ela não só ajuda sua empresa a preparar seus Leads para compra como também lhe ajuda a criar um relacionamento com eles, de forma automática e exponencial.

Quais os benefícios da automação de marketing?

A automação de marketing é essencial para ajudar a vida online da sua empresa, tornando essa ferramenta praticamente indispensável. Automatizar postagens nas redes sociais, nutrir leads através de E-mail Marketing, agendar postagens em blog e monitorar o comportamento e tráfego dos seus usuários são os principais benefícios da automação de marketing.

Imagine o trabalho que daria ter que desempenhar todas essas tarefas de forma manual. Cansativo, não? Ao automatizar estes processos, você não apenas facilita seu trabalho, como também cria mais tempo para realizar mais ações, como por exemplo, dar mais atenção aos seus leads mais quentes (vide post sobre dicas de relacionamento para aquecer seus leads).

As plataformas de automação permitem um conhecimento muito maior dos seus leads, como entender suas campanhas favoritas e quais e-mails são mais abertos por eles. Com essas informações, se torna muito mais fácil criar campanhas para melhorar seus números e, consequentemente, aumentar a sua taxa de conversão, o que significa mais vendas e mais dinheiro para a sua empresa.

Mas como eu uso a automação de marketing?

Muitos softwares existem, e com isso, muitos possuem funções diferentes dos outros, mas que podem te ajudar em vários aspectos na sua estratégia de marketing digital. É importante ressaltar que a automação de marketing não se limita apenas as redes sociais ou nutrição de leads, pois a automação de marketing tem como objetivo lhe ajudar não apenas na questão do marketing, mas também nas vendas!

As principais funcionalidades da automação de marketing são:

E-mail Marketing: A automação é muito útil quando o assunto é E-mail Marketing, por exemplo, usar formulários personalizados que preenchem automaticamente os dados de um usuário já conhecido é extremamente útil, pois facilita a sua geração de leads e também facilita o avanço do lead no processo de compra.

Mídias Sociais: A automação de marketing é bem interessante quando o assunto são as mídias sociais, já que você pode fazer a criação de promoções e sorteios, por exemplo, e fazer a premiação automaticamente, usando a ferramenta correta. Essa interação se torna ainda mais interessante já que o Facebook Ads pode gerar Leads para o seu negócio!

Gerenciamento de leads: Gerenciar leads é, muitas vezes, o centro da maioria das estratégias de Inbound Marketing, e um acompanhamento mais próximo faz toda a diferença! É possível automatizar o envio de ofertas, por exemplo, de acordo com o comportamento do seu lead. Se ele visitou a mesma página mais de uma vez na semana, ele pode receber um e-mail automático com uma oferta relacionada àquela página. Segmentação é muito importante, pois direcionar suas campanhas para as personas certas é, muitas vezes, o que garante o sucesso de sua campanha, e fazer a segmentação se torna muito mais fácil com a ajuda da automação de marketing.

Mas como é o ROI da automação de marketing?

Normalmente, a principal forma da eficiência de uma ferramenta é o seu ROI, ou seja, o seu retorno sobre investimento, o ROI é extremamente importante para entender se certo canal está ajudando a empresa a crescer, ou é apenas um desperdício de dinheiro.

Primeiramente, as empresas que começam a usar a automação de marketing no seu dia a dia podem notar um aumento de quase 10% na produtividade da equipe de marketing, principalmente se a empresa usava um sistema de marketing baseado em ações manuais.

Essa otimização afeta diretamente os gastos administrativos da sua empresa, podendo ajudar muito nos gastos da sua empresa, já que a automação de marketing cria mais tempo para a equipe de marketing investir em outras áreas! 

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