Loquaz Media Agencia - Marketing Digital, Desenvolvimento Web em Porto Alegre

Funil de Marketing Digital: como atrair e fidelizar mais clientes de forma simples e funcional

Você sabe o que é um Funil de Vendas? Sabe como ele funciona? Aprenda aqui tudo que você precisa saber sobre o assunto!


Funil de Marketing Digital: como atrair e fidelizar mais clientes de forma simples e funcional
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Você sabe o que é um Funil de Vendas e como ele pode ajudar a sua empresa? Quais são as suas etapas? Como utilizar essa ferramenta para atrair mais clientes?  

Nesse post, explicarei o que é e como funciona o funil de vendas do Inbound Marketing, e como ela poderá aumentar a sua taxa de conversão de Leads.

O que é um Funil de Vendas?

O Funil de Vendas é um conjunto de passos cujo objetivo é melhorar o entendimento da jornada de compras de seus clientes. Esse Funil normalmente é compartilhado entre as áreas de marketing e venda, permitindo assim que essas áreas trabalhem em conjunto, tornando a jornada de compra do seu cliente mais previsível. Isso faz com que o seu planejamento se torne mais fácil e gera uma grande eficiência na taxa de conversão da sua empresa.

A jornada de compra tem como objetivo representar as ações que seu cliente toma até a aquisição de um produto, normalmente essa jornada é definida em 4 passos:

Passo 1 – Aprendizado

Esse ponto da jornada serve para educar o possível cliente, fazendo com que ele se interesse por algo que o faça perceber que ele tem um problema ou oportunidade de negócio que precisa de uma solução.

Passo 2 – Reconhecer o problema

É nesse ponto que o possível cliente percebe que tem uma oportunidade de negócios/problema e começa a se informar mais sobre ele e suas possíveis soluções.

Passo 3 – Considerando a solução

Quando chega nesse ponto, o possível comprador já encontrou possíveis soluções para o seu problema, e então, começa a ponderar suas alternativas. Quando a jornada chega nesse ponto, é importante que seja criado um sentimento de urgência no possível cliente, caso contrário ele pode não se empenhar tanto na solução.

Passo 4 – A compra

É nessa etapa que o possível cliente finalmente se torna um cliente de verdade. Aqui ele irá analisar bem as suas opções e escolher qual se encaixaria melhor em sua situação. É importante deixar claro os diferenciais de cada uma das soluções, facilitando assim a escolha de um produto pelo seu cliente.

Quais as vantagens do Funil de Vendas? 

Trabalhar com um Funil de Vendas permite mais agilidade e eficiência para sua empresa, tornando toda a jornada de compra do seu cliente mais ágil e eficaz.

Os passos da jornada de compra são o que entrega informação e valor para os seus possíveis clientes, ajudando com que eles atinjam certos gatilhos que os levam ao próximo passo na jornada de compra.

Como o Funil de Vendas pode aumentar a taxa de conversão?

Na realidade é bem mais simples do que parece. Quando você define a jornada de compras do seu cliente, você conhece melhor suas ações e o que o seu cliente procura, facilitando assim para que você entregue informações-chave sobre o produto na hora certa.

Entregar a informação na hora certa faz com que o cliente tenha um engajamento muito maior com a sua empresa, além de facilitar na decisão de compra do cliente, por exemplo: 
Se o cliente receber uma informação-chave sobre o produto antes de ele perceber que ele tem um problema que precisa de solução, essa informação será pouco útil.

Caso ele receba essa informação logo depois de identificar o seu problema, o peso da informação se torna muito maior, pois ela dará para o cliente a solução exata para seu problema.

Entregar informação em momentos pontuais é muito importante para a taxa de conversão, pois essa informação conduzirá o cliente pela jornada de compra, levando-o até a conversão.

A área de vendas da empresa passa a ter contato com um maior número de informações sobre o cliente com quem está negociando. Imagine como seria interessante uma venda em que o vendedor sabe exatamente qual o produto que seu cliente está preparado para comprar? Seria uma venda muito mais pessoal e, com certeza, uma experiência muito mais encantadora ao cliente.

Lembre-se que este é um processo de longo prazo devido aos muitos passos a serem observados e alinhados ao público-alvo, porém, é uma estratégia de marketing que tem resultados surpreendentes e efetivos e que traz um potencial enorme de fidelização de clientes.  

Gostou do texto? Se sim, comente, curta e compartilhe clicando nos ícones abaixo.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Capa ebook

Baixar E-book: Como vender mais usando a internet!

Cadastre-se e conheça estratégias que vão te ajudar a alcançar mais pessoas, transformá-las em leads e vender mais!

Quero baixar este E-book!

Olá, deixe seu comentário para Funil de Marketing Digital: como atrair e fidelizar mais clientes de forma simples e funcional

Enviando Comentário Fechar :/

Assinar nossa newsletter

Tudo que você precisa sobre marketing digital, empreendedorismo e vendas

Assine nossa lista vip e receba em seu e-mail dicas sobre marketing, relacionamento, vendas e muito mais, sempre acompanhado semanalmente das melhores publicações da semana. Seja parte da lista vip!

assinar lista vip
X

Fale com nosso especialista em Marketing Digital para entender melhor sobre nossos serviços e soluções para o seu negócio

X

Deixe uma mensagem pra gente!

Aguarde, enviando contato!
X

Peça o seu orçamento e enviaremos uma proposta com detalhes do serviço e valor de acordo com os dados recebidos.

X

Agende uma reunião conosco, iremos conversar melhor sobre a sua ideia e tirar qualquer dúvida que você tiver.

X

Conte pra gente qual é o seu problema hoje. Isso vai ajudar a gente a entender melhor e te enviar algumas ideias e estratégias que você mesmo pode aplicar.

X
Assinar Newsletter

Assine e receba tudo que você precisa sobre marketing digital, empreendedorismo e vendas no seu e-mail