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O que deve ser conferido antes de disparar e-mail marketing para sua lista  

Aprenda a montar sua checklist e conferir tudo antes de disparar uma campanha de e-mail marketing para sua lista!


O que deve ser conferido antes de disparar e-mail marketing para sua lista  
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E-mail Marketing, seja por automação ou campanhas manuais, é uma das estratégias mais usadas e eficazes nos meios de Marketing Digital.

Mas não se deixe enganar, pois não é algo simples de ser feito. Uma estratégia de e-mail marketing deve sempre seguir processos lógicos e bem estruturados antes de ser disparada para a sua lista. Nesse post, ensinarei a criar e a conferir sua Checklist.

Planejamento

Antes de tudo, é necessário definir que tipo de e-mail marketing será usado na campanha. Por exemplo, se a sua campanha será baseada em Newsletters, seu objetivo pode ser se relacionar com seus Leads e educa-los, já se a campanha for baseada em promoções, o seu grande foco será em aumentar sua conversão com alguma oferta ou venda de produto, seja ele um eBook ou uma solução empresarial.

Após o planejamento básico, você precisará direcionar a sua campanha, o próximo passo será se basear na persona alvo, busque dentre suas personas informações sobre as pessoas que serão atingidas pelas campanhas.

Isso trata-se de uma análise importante, porque o público que você quer atingir será influenciado diretamente pela linguagem que você usar, na sua abordagem e na apresentação/oferta de seu e-mail.

O segundo passo é a segmentação, aqui o seu foco será formar grupos para os quais você disparará a campanha de e-mails. Mais uma vez as personas serão importantes, pois aqui você precisará dessas informações para ajudar nos critérios de segmentação. Os grupos podem ser divididos baseados em idade, gênero, localização, porte empresarial e principalmente em seus interesses para com a sua empresa.

O terceiro e último passo do planejamento é o conteúdo. A escolha do conteúdo da sua campanha deve se basear no tipo de e-mail, no objetivo de sua campanha e no público que recebera os disparos. Uma dica importante é fazer as campanhas com conteúdo diferente de acordo com a persona que receberá o e-mail, fazendo assim com que cada grupo alvo tenha seus interesses devidamente correspondidos, aumentando a fidelidade deles com a sua empresa e melhorando o resultado dos seus envios.

Programação

Esse item é especialmente importante, pois aqui o foco será em encontrar o momento correto e o melhor intervalo de tempo para os disparos de sua campanha. Não há nada de muito misterioso aqui, o importante é cumprir essas duas dicas:

  1. Horário do disparo -  Não existe um dia e horário padrão para o envio dos seus e-mails, esses fatores dependem bastante do público alvo de sua campanha. Pode ser que os envios funcionem melhor as Terças e Quintas, no final da tarde, por exemplo, para certos grupos, enquanto funcionem melhor na noite de Segunda e Sexta para outros. O mais indicado quanto aos horários é realizar alguns testes e conferir quais resultados são melhores para sua empresa. Ah, uma boa dica para e-mails de ofertas/promoções é serem enviados cedo, logo pela manhã, pois assim eles despertam um sentimento de urgência no alvo.
  2. Frequência de disparos – O segredo aqui é seguir uma certa periodicidade que não seja chata nem indiferente, é preciso evitar que os disparos sejam muitos frequentes, pois assim eles se tornam chatos e invasivos, mas eles também não podem ter uma frequência muito baixa, pois assim se tornam indiferentes e correm o risco de serem esquecidos pelo seu alvo. Uma Newsletter, por exemplo, tem uma frequência média de disparo de 7 dias, já campanhas promocionais tendem a ser mais frequentes, mas é necessário que os leads estejam aquecidos e prontos para a compra para que elas sejam efetivas.

Revisar o conteúdo

É extremamente importante que, antes dos disparos serem efetuados, você revise o conteúdo de seus e-mails, isso inclui os textos, os títulos, a ortografia e as imagens, imagine receber um e-mail com vários erros ortográficos. Ruim, não? Isso cria uma certa distância entre você e o seu alvo, dificultando a fidelização do Lead.

Layout do E-mail

Nessa etapa você cuidará da parte visual de seus e-mails. Para isso, é importante contar com um profissional que entenda de códigos HTML, ou contar com um bom software de E-mail Marketing.

Na hora de construir a estrutura de seu conteúdo, você deve ter certas coisas em mente. O e-mail não deve conter apenas imagens, além disso, as imagens usadas teve ser inseridas no corpo do e-mail por um template em HTML (por isso você precisa de um profissional que entenda de códigos), pois o template facilitará a leitura e exibição das imagens pelos provedores.

É importante também revisar os textos e o layout, conferindo se não existem erros nas imagens e em suas correlações com o conteúdo escrito do e-mail. Você deve também fazer um disparo de teste, para conferir o ponto de vista do alvo e também checar se não existe nenhum erro no template, no layout de texto e nas imagens. É importante conferir se o assunto do e-mail está aparecendo de maneira correta na caixa de entrada do alvo (é recomendado que o assunto tenha menos de 50 caracteres). Quando você for realizar o disparo de teste, você pode enviar o e-mail para você mesmo ou até mesmo para um funcionário, assim conseguindo checa-lo sem dispará-lo para ninguém da sua lista.

Disparo

Essa é a parte final do processo, é agora a hora de cuidar dos últimos detalhes antes do envio de seus e-mails. Nessa etapa, é muito importante se certificar de duas coisas.

A primeira é que você criou uma segmentação de acordo com o seu planejamento, ou seja, se você separou corretamente os seus contatos em diferentes listas, que receberão diferentes conteúdos relacionados aos seus interesses. A ideia aqui é seguir a segmentação definida ainda na fase de planejamento.

A segunda é terminar a configuração da sua campanha e agendar o disparo de seus e-mails, a configuração da campanha consiste em definição dos dias e horário pré-estabelecidos no calendário de envios.

Lembre-se que cada lista deve ter um agendamento próprio, atendendo as suas personas com maior probabilidade de abertura

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