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Nova mudança no algorítmo do Facebook: Porque isso afetará meus negócios?

2018 mal iniciou e Mark Zuckerberg já anunciou que o feed do Facebook passará a priorizar publicações de amigos e reduzir espaço para posts de empresas


Nova mudança no algorítmo do Facebook: Porque isso afetará meus negócios?
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O ano começou com uma notícia que assusta empreendedores que usam o Facebook para divulgar o seu conteúdo. Mark Zuckerberg anunciou, na noite da última quinta feira (11/01/18) uma grande mudança na forma como os posts serão exibidos no Feed de Notícias do Facebook. Ele afirmou que a partir de agora, a rede social passará a mostrar muito mais posts de amigos e familiares e cada vez menos publicações de páginas de marcas e empresas. Ou seja, posts publicados por empresas ou grandes páginas terão o seu alcance orgânico cada vez mais reduzido e aparecerão cada vez menos no feed das pessoas.

O que é alcance orgânico?

O alcance orgânico é o número total de pessoas que curtem a sua página e que viram suas publicações por meio de uma distribuição não paga. É aquele alcance que parte do seu próprio público sem influência de publicidade.

As páginas devem ver esse alcance diminuir nos próximos meses. O impacto pode variar de página para página, de acordo come o tipo de conteúdo produzido e como as pessoas interagem com ele.

Páginas que geram conversas entre pessoas tendem a aparecer mais no feed. Por exemplo, transmissões ao vivo frequentemente levam à um forte engajamento e isso pode fazer com que as páginas que fazem esse tipo de publicação e consigam um bom engajamento com elas sejam menos afetadas.

Mais do que nunca é preciso estratégia!

Já comentamos aqui no Blog que para alcançarmos resultados não basta apenas publicar, é preciso estratégia. Com essa nova atualização do Facebook isso se faz ainda mais importante pois a rede social preza por conexões pessoais, como o próprio Mark Zukerberg afirma na sua declaração sobre a atualização: "O Facebook sempre foi sobre conexões pessoais. Ao se concentrar em aproximar pessoas — seja com a família e amigos ou em torno de pessoas importantes no mundo — podemos ajudar a garantir que o tempo do Facebook seja bem gasto." O que as pessoas procuram, ao utilizar essa rede social, certamente não é ter o seu feed repleto de propagandas de produtos e empresas que ela talvez nem tenha interesse. O que elas procuram é conexão, é sentir-se valorizadas, compreendidas e construir interações sociais mais significativas.

Sendo assim, conhecer bem o seu público e tornar sua página próxima a ele, entregando conteúdo cada vez mais relevante, cria uma conexão e permite construir interações sociais com o seu público.

Contudo, para conseguir alcançar esse objetivo é preciso traçar uma estratégia e esquecer aquela história de que para ter uma página basta sair publicando e pronto.

Isso aumenta o custo com anúncios?

Sim, inegavelmente. A tendência é que o alcance orgânico das páginas de marcas e empresas tenha uma queda vertiginosa, inclusive vir a ser extinto futuramente.

Isso não quer dizer que basta anunciar ou impulsionar suas publicações para conseguir alcançar o público. Primeiro porque alcançar o público e não conseguir engajamento com ele não levará a nada. Segundo porque, para conseguir gerar resultados para a sua empresa, é muito importante conhecer o público e criar estratégias que possibilitem uma conexão e interação com ele.

Pontos positivos e negativos

Inicialmente as pessoas se assustam com essa notícia pois é comum que se pense primeiro nos pontos negativos, como a diminuição no alcance orgânico e um custo maior com anúncios e impulsionamentos.

Porém essa mudança traz também pontos positivos pois teremos uma forte redução das chamadas "fake news" assim como das publicações de baixa relevância, o que permite que você corra na frente, crie uma boa estratégia, se conecte com o seu público e saia na frente da concorrência, enquanto eles ainda estão reclamando da diminuição do alcance das publicações.

Ou seja...

Os anúncios são uma incrível ferramenta para as empresas no Facebook. As infinitas possibilidades de segmentação que a plataforma oferece possibilitam algo que, até algum tempo atrás, era praticamente impossível: alcançar um público altamente qualificado com pouco investimento.

Apesar de o alcance orgânico cair, o Facebook se mantém como um excelente canal para divulgar a sua marca e produtos e isso provavelmente se manterá por um longo tempo.

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