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Criação de conteúdo: Da organização à distribuição

Para alcançar o sucesso em marketing, criar um bom planejamento é essencial. Isso inclui a criação de pautas, definição de frequência de produção e de publicação dos conteúdos, além de um plano para divulgação em redes sociais.


Criação de conteúdo: Da organização à distribuição
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Para começar, antes de tudo, é preciso que sejam definidos seus objetivos, como: gerar mais leads, ou seja, mais oportunidades de venda; aumentar as vendas diretamente; educar o mercado sobre um produto ou solução pouco conhecida; gerar autoridade para a sua marca em meio aos concorrentes... dependendo de qual seja a sua necessidade, você pode escolher mais de um objetivo para a sua estratégia, porém o mais importante é focar nos alvos certos, pois isso irá definir boa parte das suas decisões futuramente.

Depois que você já sabe quem é o seu cliente ideal é muito mais fácil produzir conteúdo regularmente pois fica muito mais fácil criar conteúdo para uma ou duas personas, do que para várias.

A persona deve ser criada com base no seu público-alvo.

Você pode saber mais sobre esse assunto e como criá-las aqui.

Defina quais os canais e ferramentas de marketing que serão utilizados. Pense nos seus objetivos, na sua persona, e em quais ferramentas podem fazer você obter melhores resultados, pois esses serão pontos cruciais para o sucesso da sua estratégia.

Os principais canais que nós utilizamos e recomendamos são: blog; e-mail marketing e redes sociais.

Tudo pronto para iniciar o planejamento do conteúdo

Lembre-se que você deve planejar tudo levando em conta a persona e nunca o seu gosto pessoal. Caso contrário você corre o risco de publicar um conteúdo que considera o mais interessante do mundo e o seu público simplesmente não se interessar por ele, ou seja, você estará longe de obter sucesso.

Esse planejamento envolve a pesquisa de palavras-chave, a escolha de temas e a elaboração de pautas detalhadas. E esse será seu ponto de partida para cada texto publicado. Depois de ter a produção de conteúdo definida, já podemos pôr os canais escolhidos para funcionar, pois eles logo serão necessários.

Montar um calendário editorial será de grande importância para manter os seus cronogramas de produção e divulgação bem organizados e atualizados, pois isso fará com que a sua estratégia de marketing tenha consistência.

Mantenha uma certa cadência na frequência das publicações

Nunca se esqueça que se a produção do conteúdo deve ser relevante ao seu público, pense o tempo todo na sua persona. Publicações feitas sem o devido cuidado e qualidade, podem fazer com que todo esse trabalho feito até agora vá por água abaixo.

É recomendado publicar sempre nos mesmos dias e horários, para que o seu público saiba quando esperar por conteúdo novo e crie expectativas para consumí-lo.

Utilize as redes sociais para divulgação de conteúdo

As redes sociais e o e-mail marketing, recomendados neste artigo, são especialmente úteis para divulgação dos conteúdos pois ampliam muito o alcance das publicações.

Descubra a melhor frequência e os melhores horários de postagem em cada um dos canais escolhidos, isso lhe ajudará a obter melhores resultados em cliques e compartilhamentos.

Certifique-se de não errar na hora de enviar os e-mails

Lembre-se de segmentar e controlar a frequência dos seus e-mails para não correr o risco de sufocar o público, e se tornar inconveniente. Você pode saber mais sobre esse assunto e descobrir como segmentar sua lista de e-mails corretamente clicando aqui.

Depois de alguns posts publicados já será possível ter uma ideia de como seu conteúdo está desempenhando. Mas é sempre bom lembrar que paciência é essencial para ter sucesso com Marketing de Conteúdo.

Iniciar uma estratégia de Marketing de Conteúdo é um dos melhores investimentos que você pode realizar, afinal, produzir conteúdo de qualidade é a melhor forma de formar público fiel e, a partir dele, gerar novos clientes.

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