Loquaz Media Agencia - Marketing Digital, Desenvolvimento Web em Porto Alegre

SEO: Checklist com técnicas de otimização que são obrigatórias para seu website

Se você tem um site e quer ser encontrado pelo seu público de maneira orgânica no Google, você precisa ler esse checklist que preparamos para você


SEO: Checklist com técnicas de otimização que são obrigatórias para seu website
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Porque seguir um checklist de SEO

Existem muitos recursos e ferramentas a serem exploradas para criar estratégias de SEO para o seu site, por este motivo é muito fácil acabarmos esquecendo algum detalhe que pode ser crucial para alcançarmos nossos objetivos.

Um checklist otimizado serve como base para tudo, não apenas para o SEO, pois assim você garante que não deixou pontas soltas, deixando cada tarefa realizada visando alcançar os melhores resultados.

Ferramentas importantes

Antes do checklist, quero te apresentar algumas ferramentas importantes, caso não conheça, que podem ajudar lhe ajudar a se familiarizar com o assunto antes de seguir o nosso checklist. Além disso, eu recomendo que você leia o nosso post sobre conceitos básicos de SEO, pois ele também irá te ajudar neste processo de conhecimentos básicos para aplicar em suas estratégias.

  • Google Search Console: O Search Console é usado para monitorar os dados de resultados da Pesquisa Google sobre suas propriedades, no caso, o seu site.
  • Bing Webmaster Tools: Uma plataforma para análise e monitoramento de seu site assim como o Search Console, porém, da Microsoft.
  • Screaming Frog: Este serve para varrer um site e obter as informações contidas nele, assim como as ferramentas apresentadas acima, porém, ela é na nuvem e não “pesa” no servidor.
  • CopyScape: Esta ferramenta ajuda a descobrir se um texto foi copiado da internet.
  • Web-Sniffer: Ferramenta ótima para verificar a qualidade dos cabeçalhos de textos, ajudando para entender o relacionamento feito entre o seu conteúdo e o usuário.
  • Pagespeed Insights: É uma ferramenta que ajuda a diagnosticar problemas que podem estar causando a demora no carregamento de um site, exibindo dicas para fazer as otimizações necessárias.

Existem outras ferramentas para diferentes objetivos, mas eu listei aqui algumas das mais importantes para sua estratégia inicial, onde você pode começar a entrar no mundo do SEO para obter seus resultados.

Por fim, o checklist

Faça realmente uma lista, pode ser em um papel, ou em um software de edição de textos, como o Word ou bloco de notas, e coloque os itens a seguir:

Arquitetura e desempenho do site

As páginas do site e do blog estão marcadas apenas em uma única categoria? 

É importante que sua arquitetura do site esteja bem planejada, para que as páginas e postagens sejam distribuídas em suas devidas categorias facilitando com que o robô dos algoritmos do Google e outros buscadores encontrem e indexem sua página mais facilmente.

As páginas internas possuem link para as páginas "superiores", como a página inicial?

Também é importante que seu website possua ligação com sua página inicial e páginas que estão acima dela de acordo com a estrutura de seu site.

Possui links quebrados (páginas inexistentes)?

Use o Google Search Console para varrer seu site a procura de links quebrados que levam para a página de erro. Uma maneira eficaz de corrigir isso é usando redirecionamento para levar a URL correta.

O site demora para carregar?

Para esse trabalho você pode usar o Pagespeed Insights do Google, onde vai ser possível encontrar além da velocidade do site, os motivos e soluções para otimizar a sua velocidade de carregamento.

URL do site

Todas as URLs são amigáveis (exemplo.com.br/nome-do-produto)

URL amigável ajuda seu site a ser encontrado nos mecanismos de busca primeiro, pois um dos primeiros itens a serem varridos na hora que algum usuário pesquisa por uma palavra chave é o link da página, que deve conter alguma informação relacionada a busca realizada.

Nas URLs são utilizados hifens no lugar de underlines

Outro fator importante é que as URLs estejam com palavras separadas, mas usando hifens (-) ao invés de underlines (_).

É possível acessar o site com ou sem www

Caso não seja possível, pode fazer essa configuração de forma fácil, apenas redirecionando via htaccess de www, para a versão sem www, ou vice-versa.

É possível acessar o site com http ou https

O mesmo procedimento citado acima, usando o htaccess, pode ser feito para forçar o seu site a abrir apenas na forma segura (https), caso possua um certificado SSL configurado em seu site.

Títulos

Não existem títulos duplicados

Títulos duplicados em seu site são passíveis de punição pelo Google.

Não existem títulos muito longos

De preferência em criar títulos com menos de 65 caracteres.

Não existem páginas sem títulos

Os títulos têm muita importância na hora de seu site ser encontrado pelos buscadores, assim como sua URL, por isso averigue se todas as suas páginas estão com títulos para garantir uma melhor performance.

Meta Description

Não existem meta descriptions duplicadas

Averigue também se suas descrições de páginas estão diferentes umas das outras para não sofrer punição.

Não existem meta descriptions muito longas

De preferência para usar descrições de sua página ou post com até 145 caracteres no máximo.

Não existem páginas sem meta descriptions

Assim como os títulos, não deixe nenhuma página de seu site sem uma descrição. Elas não apenas são importantes na hora da busca do Google, mas também aparecem quando o link de sua página é compartilhado nas redes sociais.

Robots.txt

Existe o arquivo robots.txt e está configurado de forma adequada

Este é o arquivo que o Google usa para indexar as páginas de seu site.

Sitemap (XML e HTML)

O site possui um sitemap.xml

Você pode testar se existe acessando o seguinte link: seudominio.com.br/sitemap.xml. Se não encontrar, pode ver diretamente em seu servidor se não existe um, mas com um nome diferente. Caso não encontre, peça a um desenvolvedor que o ajude neste processo.

O sitemap.xml possui a listagem de todas as URLs existentes no site

Seu Sitemap precisa ser dinâmico, ou seja, além de possuir todas as URLs de seu site, precisa atualizar automaticamente as suas URLs, para que possa criar suas publicações sem se preocupar no caso de esquecer de adicionar cada nova URL manualmente.

O sitemap.xml foi enviado ao Google Search Console e está ok

No Google Search Console você pode fazer o upload de seu mapa do site e analisar se ele está correto, com todas as suas URLs enviadas e se não existe algum erro nelas.

Conteúdo

Tem página de erro 404 configurada

Uma página de erro ajuda o usuário a ser direcionado a uma outra página que queira que ele vá podendo ser a sua home ou página do blog. Sugerimos sempre colocar links nesta página que levem o usuário para algum conteúdo relevante, isso ajuda no relacionamento com seu usuário. Aah, e crie uma página de erro personalizada, tornando ela mais atrativa para o usuário que cair nela.

Conteúdo

Você cria conteúdo relevante para seu público? Analise bem o seu segmento e não deixe de publicar periodicamente conteúdos de valor que ajude o seu público a resolver problemas.

Não possui o mesmo conteúdo em mais de uma URL

Analise seu site e remova conteúdos duplicados em diferentes páginas do seu site. Você pode atualizar o conteúdo para que não atrapalhe seu layout, se for o caso.

Não existe conteúdo duplicado entre categorias e tags

O mesmo vale para suas tags e categorias, evite sempre duplicar seus conteúdos.

Páginas de produtos/serviços/artigos possuem conteúdo único

Avalie se o conteúdo distribuído nas suas páginas de produtos, serviços ou artigos são únicas e originais, isso te dará muitos pontos com o Google.

Blog

O site possui blog

Um blog ajuda na comunicação com seu usuário, aumenta sua autoridade no assunto e aumenta muito sua posição nos buscadores do Google.

O blog possui frequência regular de postagens

A frequência, com qualidade de conteúdo, aumenta a fidelização dos usuários em seu site, aumenta os acessos e consequentemente sua posição nos buscadores sobe, porque o algoritmo vai entender que o seu site é relevante para o usuário.

Os artigos publicados no blog possuem links para o site

Sempre crie links em suas postagens, direcionando para a home, páginas, outras postagens e categorias. Mas é importante ter um bom senso e usar este recurso de forma natural e planejada.

HTML

As páginas possuem um H1 único

É importante que suas páginas tenham apenas uma tag H1, sendo ela a mais importante da página.

Utiliza heading tags de forma adequada (H1, H2, H3...)

As tags ajudam a demarcar os pontos importantes de seu site onde os robôs de busca devem prestar mais atenção, por isso devem ser adicionadas e bem posicionadas de acordo com o nível de importância delas.

Imagens

Adicione a tag title e alt em suas imagens. As titles ajudam a identificar a imagem quando o mouse pausa em cima da imagem, e o alt é referente a texto alternativo da imagem, ou seja, o texto que deve aparecer quando por algum motivo sua imagem não aparecer.

O tamanho do arquivo das imagens foi reduzido

Não adicione imagens muito pesadas, para não afetar na velocidade de carregamento de seu website.

O nome do arquivo de todas as imagens é amigável

Não use nomes como letras aleatórias, códigos e números para suas imagens, isso porque pode ser encontrado por elas também. Use um nome legível relacionado ao tema de onde ela será inserida e separando com hifens.

Botões de Redes Sociais

O site possui botões para compartilhamento de conteúdo nas redes sociais

Os botões sociais são ótimos para que seu conteúdo se espalhe para as pessoas, tenha um site mais relevante, aumente sua prova social e o torne acessível com botões de compartilhamento.

Paginação

O site possui paginação e usa rel next e rel prev

Caso seu site possua paginação, certifique-se de que as setas para retornar uma página e ir para próxima página esteja funcionando.

Mobile

O site possui AMP configurado

Páginas AMP ajudam seu conteúdo a aparecer de maneira otimizada para quem usa dispositivos moveis, podendo ler seu artigo em uma página AMP. Esse tipo de página é acessado pelas pesquisas do Google.

O site possui Instant Articles

Já com o Instant Articles, seu site se torna visível para usuários em encontram seu conteúdo, previamente configurado, no Facebook, podendo ler seu artigo completo sem sair da plataforma, e em alguns casos, sem consumir dados móveis.

O site é responsivo?

Um site responsivo é um site que se adapta de acordo com a tela em que o usuário visualiza o seu site. Em cada dispositivo, o site é apresentado de uma maneira, sendo normalmente mais completo quando visto em um computador ou notebook.

Leia constantemente

Os algoritmos do Google estão sempre se atualizando para garantir uma melhor performance nas buscas, uma melhor experiência ao usuário e sempre estar preparado para que em seu rank apareçam os resultados mais relevantes e que possuem um conteúdo de qualidade e constante.

Por isso, é importante estar sempre lendo e se atualizando sobre o assunto, para sempre manter suas estratégias atualizadas para não apenas alcançar as melhores posições, mas principalmente oferecer um conteúdo de valor ao seu usuário.

Gostou do texto? Se sim, comente, curta e compartilhe clicando nos ícones abaixo.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Recomendados para você:

Artigos Relacionados

Capa ebook

Baixar E-book: Como vender mais usando a internet!

Cadastre-se e conheça estratégias que vão te ajudar a alcançar mais pessoas, transformá-las em leads e vender mais!

Quero baixar este E-book!

Olá, deixe seu comentário para SEO: Checklist com técnicas de otimização que são obrigatórias para seu website

Enviando Comentário Fechar :/

Assinar nossa newsletter

Tudo que você precisa sobre marketing digital, empreendedorismo e vendas

Assine nossa lista vip e receba em seu e-mail dicas sobre marketing, relacionamento, vendas e muito mais, sempre acompanhado semanalmente das melhores publicações da semana. Seja parte da lista vip!

assinar lista vip
X

Fale com nosso especialista em Marketing Digital para entender melhor sobre nossos serviços e soluções para o seu negócio

X

Deixe uma mensagem pra gente!

Aguarde, enviando contato!
X

Peça o seu orçamento e enviaremos uma proposta com detalhes do serviço e valor de acordo com os dados recebidos.

X

Agende uma reunião conosco, iremos conversar melhor sobre a sua ideia e tirar qualquer dúvida que você tiver.

X

Conte pra gente qual é o seu problema hoje. Isso vai ajudar a gente a entender melhor e te enviar algumas ideias e estratégias que você mesmo pode aplicar.

X
Assinar Newsletter

Assine e receba tudo que você precisa sobre marketing digital, empreendedorismo e vendas no seu e-mail