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Conheça os principais tipos de materiais ricos para oferecer ao seu público

Entregando um material rico ao seu público você o ajuda a resolver um possível problema, cria um relacionamento e aumenta as chances de torná-lo seu cliente


Conheça os principais tipos de materiais ricos para oferecer ao seu público
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Acredito que todo empreendedor deseja que o seu cliente o procure quando for realizar uma compra ou precisar de algum serviço que sua empresa fornece, porém, não é assim que as coisas funcionam. O principal motivo disto não acontecer é que o cliente não te conhece, e mesmo que te conheça, pode ser que também conheça seus concorrentes, o que não vai assegurar que vai comprar de você.

Por isso é importante criar um relacionamento com seu público, para assim estar presente na vida deles e gerar autoridade no assunto que sua empresa mais domina.

Mas porque produzir materiais ricos?

Os materiais ricos, também chamados de iscas digitais, são importantes pois seguem uma linha contrária da ideia tradicional de se fazer marketing. Por exemplo, no marketing tradicional você criaria um panfleto, um comercial de TV ou Rádio ou até mesmo um anúncio no Facebook dizendo algo como “compre agora este sapato com desconto! “, sendo que o ideal seria criar algo de valor que ligue o seu produto com o cliente, como “conheça cinco dicas que irão te ajudar a preservar seu sapato por mais tempo “.

Entendeu a ideia? Desta forma você não está vendendo, e sim tentando solucionar um problema do cliente, o que cria um relacionamento muito mais forte do que apenas apresentar os produtos que você vende sem o cliente pedir.

Este método também auxilia na educação do cliente, porque muitas vezes ele nem sabe que um produto ou serviço que você oferece pode facilitar a vida dele de alguma forma, mas se construir a sua estratégia focando em ajudar o cliente, ele não te enxergará como aquele vendedor insistente e as chances de que se interesse pelo seu produto são muito maiores.

Quais tipos de materiais posso desenvolver?

Os materiais ricos refletem diretamente o que citei acima e podem ir além disso pois solucionando um problema com profundidade e mostrando que você tem autoridade para falar do assunto, consequentemente aumentará a credibilidade que o cliente terá em sua empresa. Para obter esta profundidade você pode, por exemplo, utilizar e-books, planilhas e infográficos onde vai tratar as dores de seu cliente e o fará enxergar que o que sua empresa entrega pode ajudá-lo a resolver.

O bacana é que todos ganham com isso, seu cliente ganha conhecimento para resolver o problema ou entender o que precisa para resolvê-lo e você ganha um lead, pois para baixar o material o usuário precisara deixar seu e-mail e nome, e ainda ganha respeito e autoridade aumentando as chances de que o cliente escolha você quando tomar a decisão de realizar uma compra ou contratar um serviço que você oferece.

Eduque seus clientes com um e-book

Com um e-book você pode abordar diversas dúvidas e objeções que seu cliente pode ter sobre um determinado serviço ou produto sem nem oferecer ele ao seu cliente e ainda gerar valor. A ideia aqui é entregar algo que realmente faça a diferença na vida do usuário.

Se você tem uma oficina de carros é quer que seu cliente chegue até você, ao invés de oferecer seus serviços você pode entregar ao seu cliente um ebook com algumas dicas para manter o carro sempre em ordem, ou um com diversos problemas simples que ele possa resolver sozinho, e se ele conseguir, quando tiver um problema maior vai procurar você para resolver, porque gerou autoridade.

Entregue uma planilha que facilite a vida de seu cliente

Se você tem um software de gestão por exemplo, pode oferecer planilhas gratuitas que facilitarão a vida de alguém que não tem muito tempo para isso mas precisa de uma planilha para realizar algum tipo de gestão na empresa.

Desta forma ela vai saber que a sua empresa também possui um software que irá facilitar mais ainda as operações, o que pode gerar interesse e consequentemente necessidade do seu lead pelo seu produto.

Crie um infográfico com dados sobre algo

Um infográfico é um excelente material que pode ajudar seu público a identificar de forma simples e analítica algum tipo de dado relevante sobre o seu trabalho. Por exemplo, se trabalha como corretor de imóveis, pode usar um infográfico com um mapa da área onde o imóvel está localizado, mostrando os benefícios de se ter um imóvel ali e pontos importantes de acesso que seu cliente em potencial terá.

Aumente o relacionamento com seus clientes fazendo vídeos

Outra forma de ganhar autoridade e ampliar positivamente o relacionamento que tem com seu cliente é produzir vídeos com informações relevantes sobre os serviços e produtos que oferece de acordo com seu segmento. Podem ser em formatos de webinars, vídeos no Youtube, vídeos ao vivo ou até vídeos curtos para vincular no Facebook ou Instagram. 
O mais importante aqui é que passe para seu cliente informações que o ajude a resolver problemas, assim como nos outros modelos de materiais ricos.

Mas é muito importante que você tenha uma boa comunicação para isso, não precisa de ser um apresentador ou ter uma voz de locutor, apenas precisa entender muito bem do que está falando e ser autêntico. Saber explicar o que precisa sem enrolar seu público, e sem usar termos e jargões muito técnicos, pois o seu público pode não vai entender e simplesmente fechar seu vídeo.

Independente do formato que escolher, precisa entender o conceito fundamental da entrega de um conteúdo rico, ele precisa ser de fato rico. Existem muita gente na internet criando diversos materiais que ajudam, mas tem muita gente colocando muita enrolação também e se o seu cliente concluir que você está de enrolação, nunca mais voltará, e pior, poderá fazer uma publicidade negativa de sua empresa e o impacto negativo disto pode ser muito grande. 

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