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Conceitos básicos de SEO: O que você precisa saber antes de implementar no seu site

SEO (Search Engine Optimization), conhecido como otimização de sites, é como chamamos as diversas técnicas e estratégias utilizadas para colocar um site no topo dos sites de busca, como o Google ou Bing. 


Conceitos básicos de SEO: O que você precisa saber antes de implementar no seu site
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Estas medidas são essenciais para qualquer site que queira receber visitantes, já que o principal modo em que as pessoas encontram sites é pelos buscadores, normalmente pelos resultados orgânicos.

Resultados Orgânicos?

Um modo de aparecer rapidamente na primeira página do Google é através dos links patrocinados do Google Adwords, porém, esta é uma forma paga e é muito útil para receber resultados rápidos de trafego para o seu site. Já com uma estratégia de SEO, o seu site aparecerá como um resultado orgânico nas pesquisas dos usuários, ou seja, não terá custo nenhum por aparecer ou receber cliques.

A vantagem de otimizar o SEO de seu site é que os links orgânicos das buscas tem maiores chances de receber cliques dos usuários, e se for bem feita a sua estratégia as chances de ocupar as primeiras posições da primeira página de busca por mais tempo é maior, desde que haja otimização contínua.

O que afeta o SEO de meu site?

Os algoritmos de busca do Google consideram alguns fatores para julgar a posição de um site em suas pesquisas, cada um com sua própria relevância sobre o resultado de acordo com o conteúdo que a página oferece ao usuário. Os principais são:

Conteúdo 
Palavras-Chave 
Velocidade do Site 
Facilidade de navegação 
Heading Tags 
URLs Amigáveis 
Otimização de Imagens 
Design Responsivo

Conteúdo

O conteúdo de um site é muito importante em todos os aspectos, sendo a principal forma de gerar trafego orgânico.

Mas cuidado, pois precisa ser um conteúdo de qualidade. Os algoritmos do Google, consideram a qualidade do conteúdo de um site como um dos fatores mais relevantes entre todos os outros para o posicionamento dos sites nas pesquisas.

Velocidade do Site

Uma das coisas que o Google considera é o quão rápido o seu site responde aos comandos e carrega suas páginas, quanto mais rápido suas páginas carregam mais tempo os visitantes ficarão nela, o que ajuda a melhorar o seu ranking no Google.

Por isso é de extrema importância que o seu site seja otimizado para que consiga realizar todas as suas funções com um código limpo, assim deixando o site mais leve e com rápido carregamento.

Palavras-Chave

As palavras chave são um dos aspectos mais importantes do seu conteúdo e precisam estar nas áreas mais importantes, é através delas que o Google reconhece que o seu conteúdo tem conexão com a pesquisa do usuário.

É importante que elas sempre estejam nos seus títulos e por todo o conteúdo da página, mas também é importante que elas não apareçam em repetição exagerada. O ideal é utilizar sinônimos destas palavras durante o conteúdo para que elas apareçam naturalmente conforme o texto vai se desenvolvendo e, é claro, elas precisam estar relacionadas ao próprio conteúdo.

Heading Tags

As Heading Tags é o modo como você vai mostrar ao Google que aquelas palavras são importantes no seu conteúdo, e também são utilizadas para dar uma hierarquia sobre o conteúdo de suas páginas.

As Heading Tags são colocadas no código do site e vão de H1 até H6, sendo que as mais usadas são: H1 para o título das páginas, H2 para o subtítulo, H3 para outros subtítulos de menos importância que complementem o subtítulo. Basicamente o H1 é utilizado para o elemento mais importante enquanto o H2 é usado como complemento do H1, assim como o H3 para o H2 e continua assim até o H6, mas normalmente as Heading Tags depois de H4 são utilizadas principalmente para estética do site.

Também é importante que dentro dos elementos principais que possuem as tags tenha palavras-chave sobre o conteúdo da página, assim o Google vai entender que aquela palavra-chave é de grande importância no seu site.

URLs Amigáveis

Outro aspecto considerado pelos buscadores é o quão amigável a URL da sua página é para os usuários. As URLs precisam ser curtas, mas também precisam ter o conteúdo necessário, o Google também identifica as palavras-chave nos links dos sites e por isso é necessário que a URL seja muito bem planejada, passando o título de sua publicação nela.

Não é bom modificar a url de seu site depois de pronta, pois as chances de ela continuar indexando no Google e alguém cair em uma página de erro de seu site é grande. Caso acabe fazendo isso, pode contornar a situação redirecionando a url alterada para a atual, e caso apenas tenha excluído a página, pode redirecionar pra página inicial de seu blog ou até mesmo para o início de seu site.

Otimização de Imagens

O modo utilizado pelo Google e outros mecanismos de busca para ler um site e avalia-lo é através do código da página, e por isso ele acaba considerando as imagens como apenas uma parte em branco no meio de seu conteúdo, para que isso não aconteça é necessário utilizar os títulos alternativos, ou “alt”, para indicar aos buscadores que existe algo ali.

Outra coisa importante são os nomes dos arquivos das imagens, é importante que eles sejam feitos com palavras reconhecíveis e separadas por hífen. Por exemplo, uma imagem de uma camiseta branca é mais fácil de ser encontrada pelo Google se tiver o nome de “camiseta-branca.png” do que “img013546.png” ou qualquer outro título automaticamente gerado quando a imagem é feita ou salva em seu dispositivo.

Design Responsivo

Já não é novidade que boa parte das pessoas nos dias de hoje utilizam dispositivo móveis como smartphones ou tablets para acessar a internet, e o Google dá preferência a sites que se adaptam a estes dispositivos quando é acessado por um usuário. Sites que fazem esta adaptação são chamados de sites responsivos, ou sites com design responsivo.

Essa característica pode dar a um site muita vantagem em relação a outros sites que não possuem um design responsivo, além das posições no ranqueamento do Google, os visitantes que estiverem utilizando dispositivos móveis têm muito mais chances de permanecerem em um site que se adapte ao dispositivo que ele estiver usando, como smartphone ou tablet, do que os que se mantem da mesma forma que aparece em um navegador de um computador ou que apresente vários erros por conta da diferença de espaço entre um dispositivo e outro. 
 
Estes fatores são essenciais para o desenvolvimento de uma boa estratégia de SEO, mas não é tudo, fique ligado em nosso blog que em breve postaremos mais materiais sobre o assunto. É importante saber também que os mecanismos de busca estão sempre atualizando seus algoritmos e as técnicas de SEO precisam fazer o mesmo, continue sempre pesquisando sobre o assunto para que tenha em mãos as melhores estratégias para seu site. 

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