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Pensando em abrir um e-commerce? Conheça as diferenças de um sistema pronto ou personalizado

Conheça duas opções de plataforma e saiba escolher a que melhor se adéqua as necessidades da sua loja virtual


Pensando em abrir um e-commerce? Conheça as diferenças de um sistema pronto ou personalizado
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Para quem está pensando em abrir uma loja virtual, uma das maiores dificuldades é a escolha entre uma plataforma pronta ou uma personalizada para vender os seus produtos na internet.

Em ambos os modelos de e-commerce existem vantagens e desvantagens. Existem casos em que é melhor contratar uma plataforma pronta e outros em que a compra de uma loja personalizada, com soluções específicas é a melhor opção. Isso é muito relativo e dependerá do seu projeto, seu nicho de mercado, seu poder de investimento, da dimensão do empreendimento entre outros fatores.

Sistema prontos de e-commerce

Os sistemas prontos são uma excelente opção para quem está iniciando um negócio online e pretende começar sem grandes investimentos, ou desejam conhecer o funcionamento e as possibilidades de sucesso desse tipo de empreendimento. O baixo custo de contratar um sistema pronto é, além de uma das vantagens o principal atrativo dessa opção. Outra vantagem é que o empresário não terá muita dificuldade para configurar a loja e não levará muito tempo para disponibilizar seus produtos na internet, é tudo muito prático.

Como eles funcionam:

Existem muitas empresas que oferecem sistemas prontos de e-commerce, de fácil configuração e utilização. Eles são sistemas padronizados, oferecidos através de pacotes mensais pré-formatados. O serviço é oferecido por empresas que podem ainda, dependendo da empresa contratada, publicar os produtos na loja, fazer atualizações, entre outros. O seu e-commerce fica hospedada no servidor da empresa proprietária e em caso de cancelamento do contrato, você poderá solicitar somente o banco de dados do sistema, e como algumas empresas não liberam o backup você corre o risco de não conseguir acesso a esses dados. Neste modelo de loja, você só precisa se preocupar com as vendas, pois a parte técnica fica sob responsabilidade da empresa contratada.

Como são os custos dessa opção

O custo de uma loja online com sistema pronto é relativamente baixo e funciona como uma assinatura, ou seja, você paga mensalmente. O valor da mensalidade varia de acordo com a empresa e os serviços agregados.

Principais vantagens de usar uma plataforma pronta são:

  • Baixo investimento;
  • Melhorias constantes na plataforma (dependendo da empresa contratada);
  • Rapidez na implantação e liberação para vendas;
  • Suporte na ferramenta.

As principais desvantagens são:

  • Falta de flexibilidade para alterações de funcionalidade e layout;
  • Não há possibilidade de personalizações específicas;
  • Dificuldade em obter backup dos dados ao decidir migrar para uma loja personalizada;
  • Possuem servidores pré-definidos para hospedagem, o cliente não pode escolher a que prefere.

Sistemas Personalizados de e-commerce:

Já uma plataforma de e-commerce personalizada é uma loja online desenvolvida sob medida, onde todos os detalhes são pensados e desenvolvidos de acordo com as necessidades e preferências do cliente. Nesses casos é preciso contratar uma empresa que ofereça serviços de desenvolvimento sob medida ou, dependendo do tamanho do projeto, uma equipe especializada em solução web.

Como eles funcionam:

Depois do Briefing o projeto é detalhado e o desenvolvimento iniciado. Este tipo de projeto é ideal para empresas que pretendem ter um e-commerce de destaque no mercado e total domínio sobre todo o projeto, inclusive sobre o código fonte do sistema.

Algumas empresas podem oferecer suporte pós-entrega, e qualquer alteração ou implementação de novos recursos, poderão ser orçados e incluídos no projeto como novas implementações.

Como são os custos desta opção:

Esta opção é mais demorada e com custos iniciais mais altos, porém, você não tem custos recorrentes, ou seja, o único custo fixo mensal é com hospedagem.

As principais vantagens de desenvolver um sistema personalizado são:

  • Direito do código fonte;
  • Flexibilidade no desenvolvimento do projeto (layout e novos recursos);
  • Permite hospedar em qualquer servidor compatível com a tecnologia utilizada;
  • O único custo fixo mensal é com hospedagem.

As principais desvantagens são:

  • Alto investimento inicial;
  • Implantação demorada;
  • Algumas empresas podem não oferecer suporte pós entrega;

Hoje em dia, estar na internet é essencial para que uma marca se consolide. Por isso é importante ter a preocupação de investir em um layout personalizado, afinal, o layout da página é seu cartão de visitas. Portanto, sempre que possível, uma plataforma personalizada é a melhor opção a ser escolhida.

A montagem do e-commerce é um passo importantíssimo para o sucesso do seu negócio e independente da opção escolhida, sua loja virtual precisa, no mínimo, reunir qualificações como: Um layout agradável, fácil navegabilidade, design responsivo, rápido acesso (não demorar a carregar), certificado de segurança (SSL) e variadas formas de pagamento.

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