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Google AdWords: Como Anunciar na Rede de Pesquisa

Uma das formas mais populares de fazer publicidade online, e uma das mais eficazes, são os anúncios do Google AdWords 


Google AdWords: Como Anunciar na Rede de Pesquisa
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Você já pensou em fazer um anúncio na Rede de Pesquisa do Google, mas não sabia como? Vem comigo que neste post vou te contar tudo que você precisa saber para começar a anunciar. E, se você ainda não conhece as possibilidades que os anúncios do Google AdWords oferecem, vai ficar impressionado ao descobrir.

Mas então, afinal o que é a Rede de Pesquisa do Google?

Ao usar o Google AdWords, os anúncios podem ser exibidos em uma ou em ambas as redes de publicidade do Google: a Rede de Pesquisa e a Rede de Display. O tipo de campanha escolhida determina em qual das redes os anúncios serão exibidos.

Você certamente já usou a ferramenta de busca do Google, certo? Então provavelmente já viu anúncios relacionados aos temas que pesquisou. Estes são os anúncios da Rede de pesquisa. Os anúncios da Rede de Display serão assunto para outro post.

A Rede de Pesquisa inclui o site de pesquisa do Google e websites parceiros não pertencentes ao Google, mas que exibem anúncios do Google AdWords associados aos resultados de pesquisa.

As campanhas em redes de pesquisa têm o propósito de exibir anúncios relacionados aos termos de busca usados. Sendo assim, o anunciante mostra o produto ao cliente que já está procurando pelo serviço/produto que ele oferece.

Atualmente quando as pessoas percebem que precisam de algo, seja um produto, serviço ou mesmo uma informação, elas instintivamente pesquisam. E elas não fazem isso somente em casa, usando o computador, mas em todo e qualquer lugar usando tablets e smartphones.

A primeira coisa que você deve fazer é criar uma conta no Google AdWords, os procedimentos a seguir são bastante intuitivos: basta ter um cartão de crédito válido para efetuar o pagamento dos seus anúncios. Depois de verificar a sua conta, está tudo pronto para começar a criar os anúncios.

Palavras-Chave

Ao promover uma campanha em rede de pesquisa, você pode selecionar as palavras-chave que acionarão o anúncio.

Por exemplo, se você está vendendo “toalhas de banho”, poderá ter seus anúncios exibidos somente quando alguém digitar “toalhas de banho” no mecanismo de busca. 
Então você precisa criar uma boa lista de palavras-chave. Liste todas as palavras que considere como as escolhidas por seus clientes para pesquisar por seu produto ou serviço.

Voltemos ao exemplo anteriormente citado, se você tem um e-commerce de enxovais para o lar, possivelmente seus clientes procurem nos mecanismos de busca “comprar toalhas de banho”. Portanto, você deveria listar essas palavras e usá-las na sua campanha. São aconselháveis palavras-chaves amplas como “comprar toalhas online” e palavras-chave específicas como “toalhas de banho bordadas”.

Crie uma campanha

No AdWords você pode criar diversas campanhas e cada campanha é composta por grupos de anúncios. Cada grupo de anúncio é composto por palavras-chave pré-selecionadas por você, para aquele grupo. Quando essas palavras-chave forem buscadas nos mecanismos de buscas, poderão ativar os anúncios criados para esse grupo de anúncios.

No momento da criação da campanha, aparecerão algumas opções de formatos, entre elas a Rede de Pesquisa, que exibe para os usuários que buscam diretamente pelo Google, e a Rede de Display que exibe para os usuários visitantes de websites afiliados ao Google AdSense.

Você deverá então nomear sua campanha e configurar algumas definições importantes. Na seção “Aparelhos”, você deverá indicar se quer anunciar em dispositivos móveis, além dos computadores pessoais (PCs). A seção “Locais” permite selecionar o idioma do público que deseja atingir, assim como as cidades estados ou países em que este público esteja localizado.

Definindo seu orçamento

Você deverá configurar seu orçamento na seção “Estratégia de lances”. 
Esta, sem dúvidas, é uma das etapas que as pessoas encontram maior dificuldade ao anunciar pela primeira vez no AdWords. Deve-se ficar atento ao seguinte: o orçamento para uma campanha tem dois componentes, o lance e o orçamento diário.

O tipo de lance escolhido irá possibilitar o pagamento da campanha por clique (CPC, ou custo por clique), impressão (CPM, ou custo por mil impressões) ou conversão (CPA, ou custo por aquisição).

O valor do lance, em reais, significa o valor máximo que você deseja pagar e influencia diretamente na classificação do anúncio. O que deve ser feito é guiar-se pelos objetivos de campanha e no orçamento que você possui para investir.

Criando o texto do anúncio

É de extrema importância não copiar frases de anúncios de outras empresas, para evitar problemas com direitos autorais.

Crie um título que não ultrapasse 35 caracteres, e duas linhas de descrição de 35 caracteres cada, em seguida acrescente seu website.

Você poderá criar anúncios do tipo “Compre um, leve outro de graça”, descontos e apelos como “Compre agora! ”. Destaque o que diferencia sua empresa e inclua preços, promoções ou ofertas exclusivas. Tudo isso tende a funcionar muito bem.

Abaixo do texto do anúncio, você irá inserir suas palavras-chave. Este é um tema complexo e que se abre para várias análises, mas em geral, as regras para melhor aproveitamento são: Coerência entre o anúncio, as palavras-chave e a página de destino (onde o cliente será levado ao clicar no anúncio) quanto maior a coerência, maior será o tráfego e, com isso, maior também será a concorrência para essa busca.

O Google poderá ajudá-lo na escolha das palavras-chave, através do Keyword Planner, que te oferece alternativas de termos que você pode não ter pensado, assim como estimativas de tráfego e nível de concorrência que as palavras-chave poderão proporcionar. 
Não há limite para o número de palavras-chave que você pode utilizar, mas manter um número gerenciável é uma perspectiva inteligente. Salve o novo grupo de anúncios e pronto.

Cada pesquisa feita por um usuário do Google pode representar uma oportunidade para sua empresa. Se você aparecer quando alguém procurar o tipo de produto ou serviço que você oferece, tem vantagem sobre a concorrência. As empresas que souberem usar esse espaço atendendo às necessidades desses consumidores serão as que terão maior sucesso e maior destaque no mercado.

Sucesso sempre, e até a próxima! 

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