Loquaz Media Agencia - Marketing Digital, Desenvolvimento Web em Porto Alegre

Entendendo o Spam: Conheça os males dessa prática e descubra como evitá-los!

Você sabe o que é spam? Aprenda o que é e o que fazer para garantir a boa reputação dos seus e-mails


Entendendo o Spam: Conheça os males dessa prática e descubra como evitá-los!
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Você já recebeu algum spam? Ofertas que você não está interessado, newsletters que você não assinou, e-mails “como ficar rico do dia para a noite” e afins? Essa é uma prática usada muitas vezes por pessoas mal-intencionadas ou empresas que veem nela um jeito “fácil e barato” de anunciar seus produtos e serviços. É importante que você não se deixe enganar, o spam é extremamente prejudicial para a reputação da sua empresa.

O que é spam?

Spam é o envio de mensagens não solicitadas, seja por E-mail (que será o foco desse post), como por SMS e afins. O nome “spam” é utilizado por causa de um esquete do grupo de humor britânico Monty Python, em que dois clientes vão a um restaurante e percebem que, mesmo sem serem requisitados, produtos enlatados da marca “SPAM” eram recebidos junto com todos os itens do cardápio, e é por isso que o nome dado a e-mails não requisitados é Spam.

Uma das principais características do spam é o envio em massa de propaganda, destinado a pessoas aleatórias, e, já que o destinatário é aleatório, quanto mais envios são feitos, maiores as chances de venda.

A pratica de spam não possui benefício quase nenhum, já que é feita por preguiça ou falta de segmentação, já a lista de desvantagens dessa prática é imensa.

A principal delas é o desgaste da credibilidade da sua empresa, já que o spam cria inconveniência e irritação no destinatário, fazendo com que sua empresa fique malvista por quem os recebe, mas essa não é a única desvantagem da prática de spams.

É importante entender que o que diferencia o E-mail Marketing do spam muitas vezes é um pequeno detalhe. Por isso é extremamente importante que o usuário demonstre interesse em receber os seus e-mails, isso acontece quando ele se cadastra em seu site, seja para efetuar uma compra, para baixar um material gratuito, até mesmo assinar uma newsletter, por exemplo. E é por este motivo também que a prática de compra de listas de e-mail não é um bom negócio.

Se o destinatário não optou por receber os e-mails da sua empresa e mesmo assim os recebe, ele poderá marcá-lo como spam, e uma marcação dessas possui um enorme peso negativo na reputação da sua empresa, já que a partir do momento em que o usuário marcar como spam, todos os seus e-mails para essa pessoa cairão na caixa de “lixo eletrônico”. Os problemas só aumentam à medida que mais pessoas marcarem seus e-mails como spam, já que, após um tempo, os provedores de internet o colocarão em uma Blacklist, e uma vez que você entrar, dificilmente conseguirá sair. 

O que é Blacklist?

Blacklist é a lista negra dos provedores, dentro dela estão IPs de computadores que enviam spam, caso algum e-mail seja disparado desses computadores, eles automaticamente cairão na caixa de “lixo eletrônico” do destinatário, e acredito que nem é preciso comentar o quão ruim isso é para a reputação de sua empresa, não é mesmo?

E como eu saio da Blacklist?

Esse é um trabalho extremamente difícil, a maioria dos IPs que estão na Blacklist não saem mais. O único modo de você sair de lá é provar que você tinha o opt-in para enviar os e-mails, ou seja, provar que eles foram enviados somente para quem os solicitou.

Então, como eu faço para não entrar em nenhuma Blacklist e não ser considerado spam? Bom, além de não praticar as técnicas de spam, você precisará seguir sempre as boas práticas de E-mail Marketing. Existem algumas ações que você pode fazer para garantir que seus e-mails serão sempre bem vistos e nunca serão considerados spam, confira uma lista com algumas das ações e dicas:

Não compre listas de e-mails: É importante ter em mente que a compra de e-mails, ou compra de “base” de outras empresas não é benéfica em nenhuma circunstância. Listas compradas em geral sempre trazem endereções de e-mail pertencentes a pessoas aleatórias, que além de não terem dado permissão para receber os seus e-mails (ou opt-in), provavelmente não estarão interessadas no seu produto/serviço. Existem uma série de razões para não comprar listas de e-mail, além de que qualquer e-mail enviado sem autorização do destinatário será considerado uma interrupção inconveniente e provavelmente será marcado como spam.

Segmente as suas campanhas de e-mail: Essa dica é essencial! Uma campanha de e-mail sempre terá um sucesso muito maior se ela for segmentada corretamente, não dispare e-mails para leads que não estão interessados naquele assunto. Por exemplo, se você está fazendo uma campanha de e-mails com promoções sobre o serviço A, e você oferece mais serviços além deste, os e-mails devem ser disparados somente para os leads interessados no serviço A. É por isso que é essencial ter um formulário no qual o Lead possa marcar qual o serviço que lhe interessa, formulários assim facilitam a segmentação e aumentam as chances de venda da sua empresa!

Não utilize de Clickbaits no título do e-mail: Clickbait (também conhecido como “caça-cliques”) são muito utilizados no Facebook/Youtube, eles são aqueles títulos “Você não vai acreditar no que aconteceu! ” ou “Olha no que deu!” e no geral não indicam o conteúdo a não ser que você clique no link. Títulos assim não só omitem o conteúdo do e-mail como criam falsa expectativa no leitor.

Utilize templates em HTML: Os serviços de e-mail possuem um bloqueio padrão de segurança para a exibição de imagens que estejam presentes no conteúdo do e-mail, fazendo com que o e-mail contendo imagens muitas vezes não seja exibido a não ser que o destinatário autorize o uso de imagens. Isso não funciona bem, é preciso que o seu e-mail mostre logo de cara o seu conteúdo, ao usar apenas imagens, seu e-mail será facilmente ignorado, ou até mesmo marcado como spam. A melhor forma de garantir que a mensagem do seu e-mail seja transmitida ou destinatário, mesmo que este não autorize a exibição de imagens, é utilizar de um template de e-mail feito em código HTML, com uma distribuição adequada entre textos e imagens. Utilize de preferência templates HTML que já estejam otimizados para diferentes serviços e dispositivos. A grande maioria das ferramentas disponibilizam templates e, caso prefira, você pode encontrar alguns com excelente qualidade com uma busca rápida nos mecanismos de pesquisa.

Bom, agora que você já conhece as desvantagens das técnicas de spam e como evitá-las, eu recomendo que você dê uma conferida nas nossas postagens sobre Checklist e o que conferir antes de disparar E-mail Marketing para sua lista e também sobre Como se comunicar melhor com seu cliente usando E-mail Marketing

Gostou do texto? Se sim, comente, curta e compartilhe clicando nos ícones abaixo.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Capa ebook

Baixar E-book: Como vender mais usando a internet!

Cadastre-se e conheça estratégias que vão te ajudar a alcançar mais pessoas, transformá-las em leads e vender mais!

Quero baixar este E-book!

Olá, deixe seu comentário para Entendendo o Spam: Conheça os males dessa prática e descubra como evitá-los!

Enviando Comentário Fechar :/

Assinar nossa newsletter

Tudo que você precisa sobre marketing digital, empreendedorismo e vendas

Assine nossa lista vip e receba em seu e-mail dicas sobre marketing, relacionamento, vendas e muito mais, sempre acompanhado semanalmente das melhores publicações da semana. Seja parte da lista vip!

assinar lista vip
X

Fale com nosso especialista em Marketing Digital para entender melhor sobre nossos serviços e soluções para o seu negócio

X

Deixe uma mensagem pra gente!

Aguarde, enviando contato!
X

Peça o seu orçamento e enviaremos uma proposta com detalhes do serviço e valor de acordo com os dados recebidos.

X

Agende uma reunião conosco, iremos conversar melhor sobre a sua ideia e tirar qualquer dúvida que você tiver.

X

Conte pra gente qual é o seu problema hoje. Isso vai ajudar a gente a entender melhor e te enviar algumas ideias e estratégias que você mesmo pode aplicar.

X
Assinar Newsletter

Assine e receba tudo que você precisa sobre marketing digital, empreendedorismo e vendas no seu e-mail