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Explorando o Google Analytics: Tudo que você precisa saber antes de começar suas análises na ferramenta!

Você conhece o Google Analytics? Aprenda conosco o que a ferramenta é capaz de fazer e as grandes vantagens que ela traz para o seu negócio!


Explorando o Google Analytics: Tudo que você precisa saber antes de começar suas análises na ferramenta!
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Caso você ainda não conheça, o Google Analytics é uma ferramenta gratuita do próprio Google, na qual é possível visualizar e analisar as estatísticas do seu website. Se você tem um website e quer entender e analisar o seu desempenho, o Google Analytics provavelmente é a sua melhor opção, já que além de gratuito, é extremamente completo.

Mas antes de criar a sua conta e começar a usar o Google Analytics, é importante que você entenda e conheça as suas principais características.

Os recursos do Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta tão rica em análises de dados que ao primeiro contato ela pode parecer infinita! E é exatamente por esse motivo que é uma das ferramentas (com certeza a mais conhecida) de gerenciamento e análise de tráfego web. Veja algumas das informações que a ferramenta fornece:

Número de visitantes (inclui os números de visitantes únicos e visitantes que retornam para o site);

Origens de tráfego (de onde vem os acessos do seu site, mostrando a cidade da qual o site foi acessado);

Metas (quais as metas traçadas para o seu site foram atingidas);

Resultados de e-commerce (como vai o desempenho de sua loja virtual);

Marketing (quais das suas campanhas de marketing tem melhor resultado);

Mídias sociais (quais ações suas em mídias sociais lhe dão mais acessos no site).

Como você pode observar, essa ferramenta é extremamente indispensável para entender e analisar o desempenho do seu site. A ferramenta é como um mapa do tesouro, mostra de onde vem os acessos e o porquê deles acessarem o seu site. Mas não se deixe enganar, o Google Analytics não é uma ferramenta apenas para monitorar os acessos do seu site, ela é uma ferramenta para lhe ajudar nas tomadas de decisões, já que as diversas configurações do Google Analytics lhe permitirão identificar os caminhos de navegação, formas de interação e também coletar dados que lhe ajudarão no desenvolvimento e aperfeiçoamento do seu site e do seu conteúdo!

O papel do Google Analytics no Marketing Digital

Um ótimo uso para o Google Analytics é o monitoramento das campanhas de Marketing Digital do seu site. Como você já sabe, a grande vantagem do inbound marketing (ou marketing online) sobre os métodos convencionais de marketing é o fato de podermos mensurar exatamente o resultado das campanhas e determinar através do ROI (retorno de investimento) qual foi o retorno que a campanha trouxe, tanto em termos de faturamento ou de qualquer outro critério de conversão que você tenha estabelecido, como preenchimento de formulários ou a assinatura de newsletters.

É importante deixar claro que uma campanha de marketing digital sem monitoramento não faz o mínimo sentido, já que sem o monitoramento você não poderia mensurar os seus resultados e avaliar a eficácia da campanha, e é aí que o Google Analytics entra, com a função de te ajudar a monitorar e analisar os seus retornos e quais metas foram atingidas.

O Google Analytics e o E-Commerce

Já no comércio eletrônico, o Google Analytics tem a funcionalidade de um verdadeiro termômetro de resultados. Através das informações proporcionadas pela ferramenta, é possível analisar o desempenho de vendas de cada um dos produtos da sua loja virtual.

Além disso, é possível saber qual tipo de ação de marketing que tem proporcionado o melhor resultado e também o valor desse retorno, lhe dando as melhores informações e possibilitando que você descubra qual canal tem o melhor potencial de conversão.

Como no marketing digital, administrar um e-commerce sem a ajuda do Google Analytics e de seus dados é praticamente impossível! Seria como correr por aí com os seus olhos completamente vendados!

Entendendo os dados e relatórios da ferramenta

Como mencionado antes, o Google Analytics é uma ferramenta extremamente rica, ele pode lhe oferecer as mais variadas informações sobre o seu site, e agora eu explicarei um pouco das suas principais ferramentas.

Tempo Real

O relatório intitulado “Tempo Real” lhe exibirá quem está acessando o seu site no exato momento em que você está visualizando. Você pode optar por uma visão geral, que exibe o número de visitantes, os dispositivos que eles estão usando para acessar o site e de onde eles estão acessando. Ou você também pode optar por olhar cada um desses itens individualmente, além de alguns outros detalhes importantes, como a origem do tráfego (se é direto, orgânico ou pago) ou as conversões que estão sendo feitas pelos usuários ativos.

Público

Na aba “Público”, você terá acesso aos relatórios de acesso mais detalhados, como por exemplo a quantidade de acessos que o seu site teve em um determinado período de tempo, a média de páginas abertas por cada usuário, a duração média de cada seção no site e a quantidade de usuários que retornou ao site.

Os resultados são tão detalhados que é possível saber de onde o seu usuário acessou o site, e essa informação inclui cidade, dispositivo (computador, celular, tablet), sistema operacional do dispositivo, o navegador e o provedor usado. Essas informações são extremamente úteis para ajudar na segmentação do seu conteúdo, além disso você poderá saber quais os navegadores os usuários estão usando para acessar o site, essa informação é muito importante, pois se o seu site não está bem otimizado para os acessos em determinado navegador/sistema operacional, isso pode lhe custar leads ou até mesmo clientes. É importante ter o seu site sempre bem otimizado para o máximo de plataformas possível.

Aquisição

Caso você gere vendas através do seu site, o relatório de Aquisição é um dos mais importantes. Nele você também encontra uma visão geral, onde você poderá visualizar a quantidade de visitas (ou sessões), transações ou até mesmo a receita gerada. O relatório de Canais é um dos mais completos, pois nele você vê a origem do tráfego e dados importantes sobre cada um deles, como o volume de visitas, percentual de novos visitantes, a taxa de rejeição, a taxa de conversão, o volume de conversões e a receita gerada. Essas informações lhe ajudam muito a entender o que precisa ser otimizado dentro do site, quais os canais deficientes e até mesmo quais são os canais realmente importantes para o seu negócio.

Caso você anuncie através do Google Adwords (confira nossa postagem sobre a ferramenta!), você poderá vincular as duas contas para obter diversas informações importantes no relatório de Google Adwords, ainda dentro da aba “Aquisição”. Lá é possível não só acompanhar a performance de cada uma das suas campanhas, mas também entender a representatividade de cada uma delas, analisar os sitelinks e ver quais os termos que ativaram os anúncios, além de poder ver os resultados por palavra-chave. Essas diversas opções ajudam muito quando utilizadas em conjunto com os relatórios utilizados pelo próprio Google Adwords.

Os filtros do Analytics

Quando nós acessamos qualquer relatório dentro da ferramenta, um dos primeiros filtros disponíveis é “Data”. Ele fica no topo da página, à direita, e lá nós podemos selecionar o período o qual nós queremos analisar, poderá ser o dia de hoje, a última semana ou qualquer outro período que você queira visualizar. Além de filtrar a data, você também poderá filtrar os usuários, essa opção fica na área central, no topo do relatório. Ela já vem sempre marcada como “todos os usuários”, mas é possível também filtrar por “tráfego de pesquisa”, “tráfego de referência” e diversos outros.

Agora que você conhece a importância do Google Analytics e algumas das muitas funcionalidades desta ferramenta tão rica, não pode deixar de usá-la. Se ainda não tem uma conta na ferramenta aprenda como fazer as configurações iniciais de sua conta e comece as análises do seu site hoje mesmo.

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