Loquaz Media Agencia - Marketing Digital, Desenvolvimento Web em Porto Alegre

Aprenda como fazer as configurações iniciais de sua conta do Analytics e começar as análises do seu site hoje mesmo!

Você já usa a ferramenta de análises gratuita do Google? Descubra como criar e configurar sua conta para começar a desfrutar ainda hoje dessa excelente ferramenta!


Aprenda como fazer as configurações iniciais de sua conta do Analytics e começar as análises do seu site hoje mesmo!
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Recentemente foi postado aqui no Blog um post explicando as funcionalidades da ferramenta de análise do Google, o Google Analytics. Hoje, eu irei explicar o passo a passo de como criar a sua conta na ferramenta, desde o cadastro do e-mail, até as configurações finais.

Os primeiros passos

Logo de cara, quando você abre o site da ferramenta, é apresentado a você um formulário de inscrição que solicita as suas informações básicas: Nome, sobrenome, e-mail para o cadastro, a criação de uma senha e o seu país de origem. Após o preenchimento e a confirmação dos dados, será requisitado que você confirme o e-mail e o número de celular.

Configurando a nova conta

Logo em seguida, você precisará configurar a sua nova conta. Aqui a coisa fica um pouco mais complexa. Você precisa definir o que você deseja acompanhar e analisar, site ou aplicativo. Cada uma das opções contém um método de acompanhamento exclusivo. Logo em seguida, você precisará definir o nome da conta, e, a partir daí, começar a configurar a sua propriedade, seja ela um site ou um aplicativo.

Configurando a análise para um site

Se você for configurar um site, a primeira coisa que você precisará fazer é digitar o nome do mesmo (seu domínio), e logo em seguida a URL do site (por exemplo: seudominio.com.br) e selecionar se o seu site é “http://” ou “https://” (para descobrir isso, simplesmente olhe como começa a URL de seu site) e em seguida, selecionar o setor de atuação do mesmo (por exemplo: Internet e telecomunicações). Por fim, selecione o fuso horário no qual você deseja que os relatórios sejam feitos.

Configurando o compartilhamento de dados

Todos os dados que você coleta, processa e armazena por meio do Google Analytics são protegidos e sempre serão mantidos em sigilo, tendo isso em mente, essa seção da configuração tem como objetivo manter o controle sobre o compartilhamento dos dados obtidos pelo Analytics. Caso você tenha dúvidas sobre as opções -  e quais delas marcar -, todas elas têm dicas e descrições exibidas na sua lateral.

Depois de realizada a configuração do compartilhamento de dados, clique em “Obter ID de acompanhamento” para finalizar essa etapa, e em seguida aceite os Termos de Serviço (recomendo que você leia os Termos de Serviço, caso você tenha alguma dúvida ou precise de esclarecimento sobre o mesmo).

Configurações finais

Já estamos quase no final das configurações! Logo quando você chega nessa etapa, uma mensagem do Analytics aparece na tela, lhe indicando o seu ID de Rastreamento, e explicando que, caso você esteja usando um provedor de hospedagem de terceiros (como o WordPress, GoDaddy ou Wix), você precisará seguir as instruções de tal provedor para configurar o Analytics no seu site.

Por fim...

A última coisa que você precisará fazer é colocar o Código de Acompanhamento do Analytics no código fonte do seu site. O Código de Acompanhamento está localizado abaixo do ID de Rastreamento, e deverá ser colocado como primeiro item da seção <HEAD> do código fonte de seu site, se você já possuir uma tag de site global, basta adicionar a linha config do snippet logo abaixo à tag existente.

A tag global torna mais fácil a implementação das tags na avaliação dos sites do Google, no acompanhamento de conversões e em produtos de remarketing, proporcionando assim um melhor controle e facilitando a implementação.

Mais informações detalhadas sobre a tag global estão disponíveis no próprio Analytics, logo abaixo do Código de Acompanhamento.

Pronto! Agora você consegue, através desta poderosa ferramenta, mensurar os dados de tráfego do seu site e, com isso, criar estratégias mais eficazes para atrair mais público e gerar mais conversão.

Gostou do texto? Se sim, comente, curta e compartilhe clicando nos ícones abaixo.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Recomendados para você:

Artigos Relacionados

Capa ebook

Baixar E-book: Como vender mais usando a internet!

Cadastre-se e conheça estratégias que vão te ajudar a alcançar mais pessoas, transformá-las em leads e vender mais!

Quero baixar este E-book!

Olá, deixe seu comentário para Aprenda como fazer as configurações iniciais de sua conta do Analytics e começar as análises do seu site hoje mesmo!

Enviando Comentário Fechar :/

Assinar nossa newsletter

Tudo que você precisa sobre marketing digital, empreendedorismo e vendas

Assine nossa lista vip e receba em seu e-mail dicas sobre marketing, relacionamento, vendas e muito mais, sempre acompanhado semanalmente das melhores publicações da semana. Seja parte da lista vip!

assinar lista vip
X

Fale com nosso especialista em Marketing Digital para entender melhor sobre nossos serviços e soluções para o seu negócio

X

Deixe uma mensagem pra gente!

Aguarde, enviando contato!
X

Peça o seu orçamento e enviaremos uma proposta com detalhes do serviço e valor de acordo com os dados recebidos.

X

Agende uma reunião conosco, iremos conversar melhor sobre a sua ideia e tirar qualquer dúvida que você tiver.

X

Conte pra gente qual é o seu problema hoje. Isso vai ajudar a gente a entender melhor e te enviar algumas ideias e estratégias que você mesmo pode aplicar.

X
Assinar Newsletter

Assine e receba tudo que você precisa sobre marketing digital, empreendedorismo e vendas no seu e-mail