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Aumente a retenção em seu site: Crie um site pensando nos usuários e não em você

É muito importante mensurar a forma que o usuário acessa o seu site, pois se a experiência do usuário for ruim ele nem vai querer saber o que sua empresa faz


Aumente a retenção em seu site: Crie um site pensando nos usuários e não em você
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Uma coisa comum quando vamos fazer algo é deixar que os nossos gostos pessoais afetem como serão realizados os processos, isso acontece também com website. Se gostamos muito de uma determinada cor, queremos ver ela no nosso site, e porque não deixar como plano de fundo?

O grande problema é que não podemos desenvolver um projeto baseado em gostos pessoais para um certo tipo de elemento, cor ou design, precisa ser algo técnico, planejado e pensado para quem vai absorver o conteúdo presente em seu site, no caso, o seu público.

Entendendo o seu público

Obviamente públicos são feitos de pessoas e cada pessoa tem um modo de pensar diferente, assim como cada pessoa possui uma bagagem de vida diferente e tem gostos diferentes. Levando isso em consideração, chegamos à conclusão de que não tem como agradar todo mundo em nosso projeto. É por isso que o planejamento é fundamental para se colocar em prática o desenvolvimento do seu site.

Você precisa entender o seu público, pesquisar e avaliar o que está dando certo no mercado e traçar a melhor forma para criar o site de sua empresa.

Faça a si mesmo as seguintes perguntas: Quem é meu público? Quem são meus concorrentes? O que está dando certo no mercado que atuo? Meu público está preparado para acessar um site mais complexo ou prefere um site simples?

Entre nos sites de seus principais concorrentes e analise o desempenho deles. Mas o principal de tudo é entender o comportamento do seu público, porque são eles que precisam interagir e se engajar com seu site.

Aplicando conceitos básicos

Tendo isso em mente, agora é hora de aplicar os conceitos básicos em seu site. Planejar uma fonte agradável aos olhos com um tamanho que torne a leitura confortável, títulos mais chamativos e imagens que conversem com a estrutura de seu layout.

Seu site precisa ser harmonioso e as informações contidas nele precisam estar claras. 
Vale a pena adicionar algumas call-to-actions nas páginas para facilitar que seu usuário tome ações que sua empresa precise, como entrar em contato, solicitar um orçamento ou até mesmo deixar seus dados para entrar em uma lista de e-mail ou newsletter.

Se coloque no lugar do usuário

O mais importante é se colocar no lugar do usuário. Faça testes, testes e mais testes. Faça todos os processos possíveis em seu site para garantir que seu público não terá problemas ao acessar sua página. E sempre responda aos feedbacks positivos, mas dedique uma atenção especial principalmente aos negativos, porque muitas vezes um comentário negativo por uma má experiência no site, mostra um problema que você não havia percebido e que pode ser corrigido de forma simples. Tente entender o que está acontecendo e otimize sempre.

Não se esqueça que, se por acaso o usuário que acessar o site de sua empresa não se sentir confortável, ele vai embora e a chance de não voltar é enorme.

UX - Experiência do Usuário

Existem várias maneiras que você pode usar para melhorar o seu site tornando mais atrativo, otimizado e acessível aos seus usuários, e acredite, são indispensáveis. 
Site otimizado para dispositivos móveis: O uso de smartphones para acesso à internet está crescendo cada vez mais, e há uma grande chance de seu site ser acessado desta forma.

Por isso importante que seu site se adapte a qualquer dispositivo, para facilitar o uso de seu usuário mobile. Confira nosso post sobre sites responsivos.

Use títulos bem planejados e com destaque: Os títulos ajudam o usuário a navegar com maior facilidade dentro de seu site, mas é importante que façam sentido de verdade. E não se esqueça de utilizar palavras chaves importantes relacionadas a sua empresa. Se quiser, pode conferir nosso artigo sobre o que é Copywriting e como usá-lo para obter os melhores resultados e gerar conversão com seus textos.

Use imagens e vídeos de qualidade: As pessoas tendem a gostar quando veem imagens e vídeos em um site, isso porque fotos e vídeos geram mais interação. Quando for adicionar um banner em sua página inicial, por exemplo, use a foto de uma pessoa sorrindo ou um vídeo bem feito, isso vai ajudar a reter seu público e converter mais.

Velocidade da página: Não há nada mais frustrante que esperar, esperar e esperar. Se um usuário entra em seu site, ele não vai ficar esperando sua página carregar, vai fechar e ir para outro site, e sua taxa de rejeição vai cair muito. Para contornar isso, precisa que o seu site esteja com uma boa velocidade de carregamento. Algumas dicas para isso é compactar o seu CSS, adicionar seus scripts sempre no final de seu código, se possível depois do rodapé de seu site e usar imagens não muito pesadas, apenas o suficiente para manter a qualidade de acordo com o tamanho que ela será exibida.

Testar, testar e testar novamente!

Se já passou por tudo isso, continue sempre testando a performance de seu site, faça mudanças de vez em quando, mude a cor de um botão, a altura do slide, sua frase de ação, suas call-to-actions, a forma de apresentar seu conteúdo e tudo mais.

Fazer pequenas mudanças, quando necessárias, e constante mensuração dos resultados pode ajudar a otimizar seu site de forma que gere um maior impacto em seus clientes e aumente sua retenção e conversão. 

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