Loquaz Media Agencia - Marketing Digital, Desenvolvimento Web em Porto Alegre

Porque você não deve ter um site em flash e como ele pode destruir a experiência do usuário

Sites em flash podem parecer atrativos, não precisam de grande entendimento em programação para fazer um mas simplesmente detona a experiência do usuário e prejudica os seus resultados


Porque você não deve ter um site em flash e como ele pode destruir a experiência do usuário
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Por muito tempo sites em Flash eram feitos para todo tipo de negócio na web, era muito fácil encontrar um enquanto navegava pela internet. Hoje, apesar de ser um modelo ultrapassado, ainda é possível encontrar um ou outro pela rede.

Mas o que é exatamente um site em Flash? Porque são feitos sites com esta ferramenta? Porque sites em flash podem acabar com seu negócio?

Eu vou explicar tudo isso para você, então continue comigo que eu garanto que vai valer a pena.

O que é um site em Flash?

Um site em Flash nada mais é que um site criado usando o programa da Adobe, o Flash, que é um software que tem por finalidade suportar tipos de gráficos vetoriais que podem incluir diversos tipos de aplicações, como imagens, vídeos, músicas, animações, etc. São aplicações feitas para suportar navegadores Web, Desktop, e alguns celulares e smartphones e tablets. A extensão desses arquivos são chamadas de “.swf” (Shockwave Flash File).

Não precisa entender profundamente de códigos

Um dos pontos que atraem pessoas a desenvolverem sites usando o programa Adobe Flash é sua facilidade de desenvolvimento, pois não é necessário ter conhecimentos tão profundos em programação para desenvolver.

De certa forma, os layouts deste tipo de site são (ou pelo menos já foram) considerados atraentes, chamam atenção e possuem efeitos bonitos aos olhos de alguns usuários, contudo, o bonito é algo muito relativo. Além disso, os fatores que usamos para avaliar um design é o que dá resultados, o que comprovadamente gera de fato conversão, e sites em Flash não entram nesta seleção.

Prejudica o SEO de seu site

O grande problema de sites em Flash é que ele atrapalha bastante o posicionamento orgânico de seu site nos buscadores, isso porque em seu desenvolvimento não possui itens importantes para indexação, como tags HTML, que estão presentes nos sites convencionais.

Outros fatores ligados a experiência do usuário acabam atrapalhando sites feitos em Flash, pois são itens que o Google usa como regra para obter um bom posicionamento.

Precisa ter plugin instalado

Um dos problemas que causa mais dano à experiência do usuário é a necessidade de ter um plugin da Adobe instalado no navegador. Se você não tiver ele instalado, aparece um aviso dizendo que o site não pode ser carregado, o que faz com que a maioria dos usuários afetados por isso se assuste e vá embora do site.

Isso acontece principalmente porque já foram feitas muitas invasões de hackers assim, onde pedem para baixar e instalar o plugin para o site funcionar, eis que na verdade é um programa malicioso que pode danificar seu sistema.

Lembrando que quando o aviso vem realmente da Adobe é algo real e seguro, porém, não tem como um usuário comum saber se a mensagem é real ou maliciosa, por isso recomendo que se encontrarem um site assim, nunca baixem nada para seu computador, para sua própria segurança.

Afeta a velocidade e a experiência do usuário

Outros fatores fortes que acabam estragando a experiência do usuário é a velocidade dos sites em Flash, que demoram muito (muito mesmo) para carregar. Isso acontece por conta de seus arquivos em .swf que são mais pesados que milhares de arquivos de texto, como os que são usados em um código html por exemplo.

Em sites Flash, as pessoas tendem a acessar menos páginas, isso quando não existe apenas uma página com efeitos onde apenas se muda a caixa de informações do menu. Nas páginas em flash todo o conteúdo do site pode estar em uma única URL, e isso diminui a indexação e dificulta que o site tenha um bom posicionamento nos buscadores, entre eles o Google.

Além disso, quanto menos um usuário acessa as páginas em seu site, menor será o seu PageRank, pois o algorítmo do Google irá considerar que as pessoas não gostam de acessá-lo. Isso simplesmente detona o seu posicionamento nos resultados orgânicos.

Dicas para o seu site

Se você possui um site em Flash, eu sugiro que mude o quanto antes. Sites em Flash já são bloqueados na maioria das pesquisas do Google e não abrem na maioria dos dispositivos mobile, ou seja, tem potenciais clientes que estão deixando de te conhecer por isso.

Agora se ainda está pensando em fazer um site para sua empresa, comece pelo certo. Prefira uma plataforma que atenda aos seus objetivos, com um layout exclusivo e que seja bem otimizado para os motores de busca e dispositivos mobile. 

Gostou do texto? Se sim, comente, curta e compartilhe clicando nos ícones abaixo.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Capa ebook

Baixar E-book: Como vender mais usando a internet!

Cadastre-se e conheça estratégias que vão te ajudar a alcançar mais pessoas, transformá-las em leads e vender mais!

Quero baixar este E-book!

Olá, deixe seu comentário para Porque você não deve ter um site em flash e como ele pode destruir a experiência do usuário

Enviando Comentário Fechar :/

Assinar nossa newsletter

Tudo que você precisa sobre marketing digital, empreendedorismo e vendas

Assine nossa lista vip e receba em seu e-mail dicas sobre marketing, relacionamento, vendas e muito mais, sempre acompanhado semanalmente das melhores publicações da semana. Seja parte da lista vip!

assinar lista vip
X

Fale com nosso especialista em Marketing Digital para entender melhor sobre nossos serviços e soluções para o seu negócio

X

Deixe uma mensagem pra gente!

Aguarde, enviando contato!
X

Peça o seu orçamento e enviaremos uma proposta com detalhes do serviço e valor de acordo com os dados recebidos.

X

Agende uma reunião conosco, iremos conversar melhor sobre a sua ideia e tirar qualquer dúvida que você tiver.

X

Conte pra gente qual é o seu problema hoje. Isso vai ajudar a gente a entender melhor e te enviar algumas ideias e estratégias que você mesmo pode aplicar.

X
Assinar Newsletter

Assine e receba tudo que você precisa sobre marketing digital, empreendedorismo e vendas no seu e-mail