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Planejamento de automação de e-mail marketing para criar um relacionamento forte com seu lead

É um erro pensar que o E-mail Marketing é algo simples e que basta enviar um e-mail para uma lista e pronto. Não é bem assim... Para alcançar um objetivo é preciso, antes de tudo, de muito planejamento, assim como um constante acompanhamento dos resultados para que seja possível realizar adequações e aperfeiçoamentos.


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Agora que você já sabe como criar a sua lista e mantê-la em constante crescimento, é hora de escolher a ferramenta de disparos, para facilitar o envio e gestão.

Existem muitas ferramentas que permitem a automação do envio dos e-mails e que possibilitam a criação de campanhas completas, onde o lead é direcionado para uma próxima etapa conforme vai interagindo ou não com o conteúdo recebido.

Essas ferramentas lhe permitem programar os envios de acordo com o que deseja, facilitando o processo e otimizando o seu tempo, pois é possivel programar o envio de uma semana, ou até mesmo de um mês inteiro de uma só vez.

A equipe de marketing da Loquaz Media utiliza o Active Campain mas existem diversas ferramentas disponíveis, como o RD Station e o MailChimp que são ótimas opções e que costumam atender bem à grande maioria dos perfis.

Envie conteúdo de qualidade

Existe um ditado que diz: “Se não tiver nada de bom a dizer, é melhor ficar calado", e que se aplica muito bem aqui. Todos já nos deparamos, em algum momento, com e-mails inconvenientes, insistentes e chatos que não oferecem nada de bom e apenas servem para ocupar espaço na sua caixa de entrada. Você certamente acha isso irritante, não é mesmo?

Existe outro ditado que se aplica bem aqui: "Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você". Portanto não seja você também mais um integrante do time dos inconvenientes. Você precisa oferecer um conteúdo relevante ao seu público, que faça alguma diferença na vida deles. São muitos os formatos de conteúdo que podem ser enviados através do e-mail marketing: 

Promoções: Promoções especiais para quem abrir o E-mail Marketing, ou até mesmo promoções que estejam ocorrendo nas lojas físicas, podem ser lembradas através deste canal.

Informativos: Algo interessante que seu público tome conhecimento, seja alguma ação social ou algum evento, também pode ser informado através de e-mails.

Links para conteúdos externos como vídeos e downloads de e-books: E este talvez seja o tipo de conteúdo mais importante, pois você poderá enviar algo relevante de acordo com o perfil do seu público-alvo. É o momento de oferecer de forma gratuita a solução de um problema do seu Lead.

Certifique-se de que o conteúdo a ser enviado esteja de acordo com o perfil de cada grupo e que o conteúdo tenha relevância. Enviar conteúdo vazio, que não agregue nenhum valor e que tenha intenção apenas de marcar presença, pode surtir um efeito muito negativo.

Mantenha uma frequência de envio

É importante lembrar que toda campanha de E-mail Marketing deve ser criada com base em uma frequência, porém, nunca esquecendo o bom senso. Lembre-se que encher a caixa de entrada do seu lead não é uma boa prática, assim como passar longos períodos ausente também não é bom.

O mais recomendado é manter uma frequência variável, de acordo com o tipo de conteúdo. Um conteúdo de newsletter é ideal que seja enviado uma vez por semana, já um conteúdo promocional deve ser enviado quinzenalmente ou até mesmo mensalmente. Não é muito aconselhável enviar mais de três e-mails por semana para não se tornar aquele "vendedor inconveniente".

Acompanhe constantemente os resultados e faça análises

Nem é preciso falar sobre a importância de acompanhar os resultados, afinal não faz sentido investir em uma campanha de e-mail marketing sem querer saber quais resultados estão sendo obtidos dela, não é mesmo?

As próprias ferramentas de envio e gestão de e-mail marketing lhe oferecem os dados de sua campanha para a análise, tais como: taxa de abertura, número de cliques, taxa de rejeição, descadastramentos, etc. Estes são alguns dos dados mais importantes para a sua análise. Com estes resultados em mãos, você terá informações para definir seu planejamento da próxima campanha.

Ao não planejar as ações corretamente, você corre o risco de investir tempo e dinheiro e não obter nenhum resultado, ou ainda pior, obter resultados negativos causando uma impressão errada quanto ao seu produto, e até mesmo comprometer a imagem da sua empresa.

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