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O que não pode faltar em um e-commerce?

Conheça os principais fatores a serem considerados para garantir que o seu e-commerce entregue aos seus clientes a melhor experiência.


O que não pode faltar em um e-commerce?
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Ao procurar por um e-commerce, o cliente deve encontrar um sistema eficiente e ágil. Um e-commerce bem-sucedido é resultado de, antes de mais nada, um planejamento bem feito. Isso porque toda boa ideia, para ser bem executada, precisa de planejamento e organização. Essa é a receita do sucesso! Portanto, o planejamento do seu e-commerce deve ser completo e pensar em todos os detalhes do funcionamento para garantir que o sistema faça com que seu cliente fique satisfeito com a experiência de navegação, de compra e acima de tudo, com a sua marca.

Ofereça uma boa experiência de navegação

Você não gosta de entrar em uma loja desorganizada e bagunçada, onde é impossível encontrar o que você quer sem a ajuda de um vendedor, certo? Lógico, ninguém gosta, e nas compras online isso não é diferente. Oferecer um ambiente organizado, intuitivo e de fácil navegação é, além de um pré-requisito para um bom SEO uma obrigação para um bom atendimento ao cliente de e-commerce. Um cliente desconfortável não realiza compra e não retorna à sua loja.

Tenha um Sistema Responsivo

Preciso voltar a bater na tecla do [site responsivo], me perdoe, mas se faz muito necessário. Para oferecer uma boa experiência de navegação hoje é imprescindível que o e-commerce seja responsivo pois as pessoas não utilizam apenas notebooks e computadores para acessá-los, elas estão usando smartphones o tempo todo e se a sua loja não se adaptar a tela do cliente, você com certeza perderá uma venda atrás da outra enquanto o seu concorrente com sistema responsivo só aumenta os lucros.

Dê atenção ao SEO

Você sabia que 70% dos usuários que pesquisam, clicam nos links orgânicos? Para que seu e-commerce tenha lucros, você precisa que ele venda, certo? Para que ele venda, você precisa de tráfego, até aí é simples entender. Cerca de 75% dos usuários nunca vão além da primeira página de resultados de busca. Estar posicionado na segunda ou terceira página de resultados de pesquisa é como se você tivesse uma loja física em um ponto muito ruim, sem trânsito de clientes.

Tenha fotos de qualidade

Imagens falam mais do que palavras. É um clichê? É sim, mas é também uma absoluta verdade. Imagens bonitas e bem-feitas convertem muito mais do que imagens feitas sem o devido capricho. As fotos dos produtos precisam ser feitas em boa resolução e é recomendado possuir a opção de zoom nas fotos publicadas pois isso transmite uma maior credibilidade já que proporciona ao cliente uma melhor visualização do produto. É importante também nomear corretamente a imagem, isso melhora o SEO aumenta as chances de ela aparecer nas imagens do Google.

Dê atenção especial ao estoque

O sucesso de um e-commerce está profundamente ligado ao processo de estoque e armazenagem. Afinal, para que se efetive uma venda é necessário que o produto esteja disponível.

O propósito do controle de estoque é evitar o excesso ou a falta de produtos, além de ajudar a controlar a questão financeira e o espaço físico da empresa. Caso contrário, você corre o risco de que um determinado produto com alta procura fique indisponível, tendo como consequência perda de vendas e até mesmo de clientes, ou você pode ter no estoque muitos produtos com baixa procura, o que vai fazer com que você fique com dinheiro parado onde não deveria.

É importante definir os níveis de estoque que serão mantidos, quais serão os critérios de reposição e quais critérios serão adotados para liquidar o estoque.

Cuidar da logística é fundamental

Uma entrega bem-sucedida, dentro do prazo é fundamental para alcançar a satisfação do cliente, logo, você precisa ter uma atenção especial com este assunto.

Quando você abre um e-commerce e inicia os processos de vendas o volume de pedidos é geralmente baixo e é tranquilamente possível gerenciar internamente a logística. Porém, a medida que a loja se torna mais popular, as vendas aumentam e o volume de entregas passa a ser cada vez maior. Quando isso ocorre, delegar a atividade logística a uma empresa terceirizada torna-se uma ótima opção. As empresas de logística tem como principal objetivo oferecer aos e-commerces a tranquilidade de enviarem os seus produtos com segurança, qualidade a um menor custo operacional.

Tenha um Canal de Atendimento

Por último, mas não menos importante, ter um canal de atendimento onde o cliente possa sanar todas as suas dúvidas através de Chat Online e FAQ, por exemplo é fundamental, afinal transmitir credibilidade é essencial. Além disso, é indispensável ter uma página "Fale Conosco" onde o cliente tenha acesso a todos os contatos da loja como telefone, e-mail, redes sociais e endereço da loja física (se houver).

Esses são os principais fatores a serem considerados para garantir que o seu e-commerce entregue aos seus clientes a melhor experiência. Cuidando desses pontos, você garante a satisfação do cliente, abre vantagem sobre a concorrência e ganha credibilidade no seu setor.

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