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O que é uma Landing Page e como usá-la para gerar conversão

Ao procurar por alguma coisa, você normalmente pesquisa pela página inicial de um site ou prefere ir a um conteúdo específico ao que procura?


O que é uma Landing Page e como usá-la para gerar conversão
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Se estivermos procurando sapatos não iremos pesquisar “loja de roupas”, mas sim “loja de sapatos”. Queremos ir direto até os sapatos e não para a página inicial de um site que vende sapatos e outras roupas que não nos interessa no momento.

A página em que entramos pelas pesquisas ou por um anúncio que explora uma oferta de um produto ou serviço em especifico como sapatos, por exemplo, é a chamada de “Landing Page”, onde literalmente nós “pousamos” em um site.

Antes de falarmos sobre como usar uma Landing Page, vamos entender como são dois tipos mais usuais para uma boa estrategia de marketing digital.

Landing Page para conversão de Lead

Utilizada para converter quem acessa o site em Lead, um usuário com muita probabilidade de se tornar um cliente, normalmente com um formulário utilizado para conseguir informações sobre quem acessa o site, fazendo com que você possa entrar em contato com eles através de e-mail marketing ou outros canais de acordo com seu segmento.

Para conseguir isso, usamos estratégias de iscas digitais, oferecendo em troca um conteúdo rico que o ajude a resolver algum problema, podendo ser em forma de e-book, áudio book, planilhas e etc.

Landing Page de para promoção de um produto

Usada para convencer o cliente a comprar um produto ou serviço, é o caso da página dos sapatos dentro da loja de roupas no exemplo citado no início deste post.

Nesta página é explorado todos os detalhes do produto ou serviço, vantagens em obtê-lo, garantias e qualidade, prova social com comentários de pessoas que já compraram e aprovaram o produto, e muitas call to action, mais conhecidas por chamadas ação, onde o usuário é direcionado a clicar em comprar agora por exemplo.

Mas como posso fazer bom uso disso?

Sabendo o que é uma Landing Page e a importância dela, o que você precisa agora é saber como você aproveita a sua Landing Page. Não existe um manual que diga exatamente o que você precisa fazer para converter com uma boa Landing Page, mas algumas dicas podem ajudar você a começar:

1 - Não peça informações desnecessárias

Apesar do objetivo do formulário em uma Landing Page ser coletar informações sobre o seu Lead, não adianta você pedir informações que sua empresa não irá utilizar, até porque quanto mais longo for o seu formulário a chance de que o lead não o preencha é maior. 
Peça apenas o necessário e tente manter o formulário tão curto quanto puder, mas não retire nada que você precise do formulário apenas para deixa-lo curto. A necessidade das informações a serem recolhidas varia muito de seu mercado e público que quer atingir, facilitando a segmentação para estratégias de marketing digital.

2 - Pense nos usuários de dispositivos móveis

Todo mundo sabe que hoje em dia para boa parte do que fazemos na internet usamos smartphones e tablets, e as Landing Pages não escapam dessa realidade. 
É necessário que os seus Leads possam acessar tanto a sua Landing Page quanto o resto do site de qualquer dispositivo, independentemente do tamanho da tela e para isso é mais do que essencial ter um bom design responsivo.

3 - Utilize as “Thank You Pages”

A página para onde o Lead é levado quando termina o preenchimento ou compra em uma landing page é chamada de Thank You Page ou Página de Agradecimento.

Como o nome sugere, é nessa página que você agradece ao Lead e confirma que a ação desejada foi realizada, mas você ainda pode utilizar a página para apresentar outra oferta ou link para outra área do site que possa interessar a pessoa.

Entendeu o que é uma Landing Page e como pode utilizá-la certo? Então crie a sua e veja os seus Leads multiplicarem!

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