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Minha loja virtual não vende! Conheça os 4 erros mais graves

Conheça os 4 erros mais graves e que mais bloqueiam as vendas de uma loja virtual e descubra como reverter isso


Minha loja virtual não vende! Conheça os 4 erros mais graves
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Se você pensa que ter uma loja virtual é apenas ter uma plataforma e adicionar os produtos, você precisa ler este artigo até o final!

Nós já falamos sobre lojas virtuais aqui no Blog, mas hoje eu resolvi falar sobre algumas questões que já acabaram com os sonhos de muitos empreendedores que resolveram investir em uma Loja Virtual.

Este artigo é fruto de algumas conversas que tive com alguns proprietários de e-commerce sobre por que a loja virtual deles não vendia, ou vendia muito pouco. Sim, foi mais de um caso. Acredite, é relativamente comum encontrar pequenos e médios empreendedores enfrentando problemas em fazer sua loja virtual dar "start" nas vendas. Conhecendo alguns desses casos percebo que o que falta muitas vezes é um “guia” para que consigam seguir em frente e vencer as dificuldades. Isto pode ser culpa dos próprios desenvolvedores que abandonam o cliente depois da loja feita, sem dar o mínimo de treinamento ou assessoria.

Uma das causas de isso acontecer é que montar uma loja virtual é bem mais fácil do que abrir uma loja física. Isso leva alguns empreendedores a montar o seu e-commerce utilizando plataformas gratuitas e sem se preocupar com uma boa gestão do estoque.

Isso é muito tentador, não é mesmo? Principalmente para quem sempre sonhou empreender e ter o seu próprio negócio. Com um investimento inicial relativamente baixo, a loja virtual é aberta e o que era pra ser um sonho, pode acabar virando um pesadelo, afinal o grande desafio não está em montar uma loja virtual, mas sim em manter o negócio funcionando e com crescimento sustentável.

Por isso eu resolvi falar sobre os 4 erros mais graves e que mais bloqueiam as vendas de uma loja virtual

Erro 1 - Layout mal feito

Uma coisa é certa: As lojas virtuais de mais sucesso utilizam um layout profissional e adequado ao seu público. Você acha que isso é coincidência? Não é! Elas são estrategicamente pensadas em como atingir melhor o público e gerar mais vendas.


Consumidores online estão sempre pesquisando por produtos, promoções e oportunidades de adquirir o produto ou serviço de seu interesse. Eventualmente, acabam encontrando lojas virtuais desconhecidas que oferecem aquilo que estão procurando.
Nesse momento, o primeiro pensamento que surge na cabeça do cliente é: "Esta loja é confiável?"
Essa decisão é geralmente muito rápida, afinal a grande maioria dos consumidores online, são impacientes e não querem perder tempo. É dentro deste rápido processo que o seu cliente terá a primeira impressão do seu e-commerce e é por isso que o contato inicial precisa ser extremamente positivo. A sua Loja Online precisa oferecer a melhor experiência e atendimento desde o primeiro momento. Do contrário, você pode perdê-lo definitivamente. Afinal, ele pode considerar que pode existir um concorrente mais confiável e preparado para atendê-lo.

Veja alguns dos principais itens que não podem faltar à sua Loja Virtual:

O layout transmite a credibilidade de e-commerce profissional?
A loja virtual proporciona uma boa experiência em dispositivos mobile?
O design é poluído e/ou confuso?
As fotos apresentadas possuem boa qualidade?
As descrições dos produtos são claras e completas?
O sistema de busca funciona corretamente?
As formas de contato são facilmente encontradas?

É preciso atenção e cuidado pois pequenos detalhes como apresentar de forma clara endereço, e-mail, telefone de contato e CNPJ podem fazer total diferença na hora de conquistar um novo cliente online.

Erro 2 - Não definir uma Persona

É importante entender que não importa simplesmente atrair tráfego para uma loja online. Independente do nicho, o que importa é atrair tráfego qualificado — ou seja, um público realmente interessado no que está sendo vendido.

Sendo assim, só tem uma coisa que eu poderia te recomendar: conheça MUITO BEM a sua persona.

Dizer isso é até um pouco clichê, eu sei, mas é realmente fato que ninguém se dá bem no mundo dos negócios se não souber exatamente para quem está vendendo.

É importante não confundir público alvo com personas. A diferença é bem simples: Público alvo é a definição generalizada do seu público, com dados demográficos, sexo e região. Já a Persona, como o próprio nome já diz, é a personificação do seu cliente ideal e sua criação leva em conta além de dados demográficos e socioeconômicos, características psicológicas que representam um determinado grupo com comportamentos semelhantes.

Por exemplo: O meu público alvo são homens e mulheres, de 25 a 45 anos que moram no brasil. Já a minha persona é o Antônio, que tem 42 anos, mora em Porto Alegre, é proprietário de um e-commerce de roupas esportivas, sempre sonhou em ter uma empresa líder no setor, está com dificuldades em conquistar mais clientes e não entende muito de marketing digital. 
Percebe a diferença?

Erro 3 - Não criar um bom relacionamento com o cliente

Um bom atendimento ao cliente é tudo o que um empreendedor de e-commerce deve buscar ao se relacionar com seu público. Humanizar o atendimento e dar atenção ao cliente garante fidelidade e com isso, mais vendas! Tenha um serviço de atendimento com qualidade, demonstre interesse pessoal no cliente, ajude-o quando ele fizer contato, trate o cliente de forma personalizada, valorize suas emoções e transmita a credibilidade do seu produto ou serviço.

Erro 4 - ou investir errado

Se o alcance orgânico de sua loja virtual é muito pequeno, invista em mídia paga! Se você não tem ideia de como realizar uma campanha de anúncios e somente faz o famoso “impulsionamento de post” nas redes sociais, eu recomendo que você estude o assunto ou contrate uma agência especializada! Existem agências especializada em marketing digital de performance, que foca no resultado, ou seja: VENDAS!

Neste caso, é muito melhor você investir corretamente em algo que trará retorno do que ficar rasgando dinheiro impulsionando postagens.

Espero que estas 4 dicas sirvam como um "guia" para você seguir em relação a sua Loja Virtual. Não desista ou desanime, é trabalhoso, mas não é difícil, e com uso de estratégias inteligentes certamente você conseguirá! 

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