Loquaz Media Agencia - Marketing Digital, Desenvolvimento Web em Porto Alegre

Importância da identidade visual para sua empresa e processos de desenvolvimento

Para atingir seu público e fazer com que ele sempre se lembre de sua marca é importante que seja criada uma forte identidade visual


Importância da identidade visual para sua empresa e processos de desenvolvimento
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Neste artigo queremos ajudar proprietários de empresas, e também quem pensa em criar uma, mas que não conhece os processos de desenvolvimento de marca.

Iremos abordar alguns processos de criação de marca e o impacto que ela pode gerar em sua empresa quando bem-feita, lembrando que esse post não serve como um tutorial de como criar uma logomarca nem de como criar qualquer outro material que envolva uma identidade visual.

Impacto de sua marca

Uma identidade visual bem-feita é importante para que seu negócio se destaque e seja lembrado, por isso é importante que ela reflita a missão, visão e valores da empresa, podendo usar símbolos, grafias e formas, levando em consideração seu segmento, paleta de cores e até o tipo de grafia que melhor corresponda ao seu negócio.

A importância de uma identidade visual vai além da criação do logotipo de sua empresa, mas a forma como ela é apresentada em embalagens, materiais gráficos, campanhas e na web devem estar alinhados com o mesmo objetivo. Isso fortalece sua marca e transmite credibilidade ao cliente.

Planejamento de sua logomarca

Partindo da ideia de que sua empresa já possui um nome, é hora de planejar sua logomarca. Para isso, faça uma pesquisa em logos do mesmo seguimento, nunca para copiar, mas isso para ser usado como referência, isso facilita na hora da criação.

Depois disso, ajuda bastante ver diferentes paletas de cores, símbolos, ícones e imagens que tenham relação com o segmento da sua empresa. Isso ajuda a formar muitas ideias e facilita na hora de transferi-las para o papel.

Procure um designer ou uma empresa especializada no ramo

Com sua ideia em mãos, envie o material que acumulou para um profissional da área. Ele irá analisar sua ideia, dar sugestões técnicas e usar seus esboços para desenvolver a arte de sua marca. Não se preocupe, você ainda terá a aprovação do projeto, podendo avaliar a versão criada pelo profissional para que sejam feito ajustes finais em sua marca.

Papelaria corporativa para sua empresa

Você também poderá contratar, junto a sua logomarca, o material gráfico que sua empresa necessitará. Por exemplo, se você administra um e-commerce, poderá criar embalagens personalizadas com sua marca transmitindo uma maior credibilidade. O mesmo acontece caso precise se comunicar com algum possível cliente, com a possibilidade de trocar contato por um cartão de visitas com a logomarca da empresa impressa.

Existem muitos outros materiais que pode precisar, como papel timbrado, papel para carta, blocos de anotações.

Entrega do material digital de sua identidade visual

Quando receber o material em formato digital de sua identidade visual é importante que observe se há nele versões em PNG com fundo transparente para uso geral, e se sua logo e outros materiais gráficos possuem versões em PDF e versões em vetor, podendo ser um arquivo .AI caso tenha sido desenvolvido no programa Adobe Illustrator ou .CDR no caso de ter sido desenvolvido em Corel Draw, ambas em versões ainda editáveis, possibilitando o uso em qualquer trabalho que precise desenvolver futuramente, seja um pequeno panfleto, uma camiseta ou até um outdoor.

A importância das versões vetorizadas é que, diferente das versões mais comuns de arquivo como PNG e JPG, elas podem ser usadas em materiais gráficos grandes como banners e outdoors sem perder qualidade.

Manual de identidade visual

Algumas empresas também fazem uso de um manual de identidade visual, que é entregue junto com o desenvolvimento de marca ou cobrado separadamente de acordo com o designer ou empresa que irá desenvolver sua logomarca.

Este material é um manual de uso de sua marca, podendo direcionar qualquer pessoa que possa utilizar sua marca da forma certa, como a proporção, variações de cores e formas de aplicações permitidas e não permitidas.

Impressão de materiais gráficos

Algumas empresas trabalham apenas com o desenvolvimento da arte de seus materiais gráficos, ficando por sua conta a impressão deles. É importante contratar uma gráfica de confiança para esse trabalho, pois este material será de alguma forma o rosto de sua empresa em suas embalagens, cartões e documentos.

Faça uma boa pesquisa sobre as gráficas existentes na sua região, vejam reviews dela na internet ou procure recomendações de quem já tenha contratado este tipo de serviço.

Também é possível encontrar gráficas online com muita qualidade, exemplo disso é a Printi, onde é possível fazer o orçamento de seu material de forma simples e rápida, você mesmo configura seu material e ainda possuem vídeos tutoriais explicando cada tipo de configuração. Você envia seu arquivo e pode esperar seu material chegar em sua casa ou empresa.                                                          

A primeira impressão de sua empresa por seus clientes

Claro que tudo depende de seu segmento, dependendo da área de atuação da sua empresa você pode não precisar de embalagens, por exemplo, ou talvez opte por não ter um manual de marca por enquanto, mas a logomarca de sua empresa precisa ser feita, e precisa ser bem-feita. Ela será o rosto de sua empresa impresso em um material gráfico ou na web e, sem dúvidas, fará parte da primeira impressão que seu cliente terá sobre a sua empresa. Por isso, faça o possível para tornar essa primeira impressão a melhor possível.

Gostou do texto? Se sim, comente, curta e compartilhe clicando nos ícones abaixo.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Capa ebook

Baixar E-book: Como vender mais usando a internet!

Cadastre-se e conheça estratégias que vão te ajudar a alcançar mais pessoas, transformá-las em leads e vender mais!

Quero baixar este E-book!

Olá, deixe seu comentário para Importância da identidade visual para sua empresa e processos de desenvolvimento

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Alexia Lourdes

Alexia Lourdes

Excelente artigo. Recomendo fazer audiovisual e ler uns artigos do site www.androbras.com.br , muito interessante também .
★★★★★DIA 05.06.18 12h16RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/

Assinar nossa newsletter

Tudo que você precisa sobre marketing digital, empreendedorismo e vendas

Assine nossa lista vip e receba em seu e-mail dicas sobre marketing, relacionamento, vendas e muito mais, sempre acompanhado semanalmente das melhores publicações da semana. Seja parte da lista vip!

assinar lista vip
X

Fale com nosso especialista em Marketing Digital para entender melhor sobre nossos serviços e soluções para o seu negócio

X

Deixe uma mensagem pra gente!

Aguarde, enviando contato!
X

Peça o seu orçamento e enviaremos uma proposta com detalhes do serviço e valor de acordo com os dados recebidos.

X

Agende uma reunião conosco, iremos conversar melhor sobre a sua ideia e tirar qualquer dúvida que você tiver.

X

Conte pra gente qual é o seu problema hoje. Isso vai ajudar a gente a entender melhor e te enviar algumas ideias e estratégias que você mesmo pode aplicar.

X
Assinar Newsletter

Assine e receba tudo que você precisa sobre marketing digital, empreendedorismo e vendas no seu e-mail