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Como definir as posições de elementos e sessões do layout de seu site para aumentar sua conversão

Gere mais conversões em seu site aplicando de forma correta suas chamadas para a ação (call-to-actions) e distribuindo seu conteúdo de forma coesa nas sessões do site


Como definir as posições de elementos e sessões do layout de seu site para aumentar sua conversão
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Quando entramos em um site, seja ele institucional, e-commerce, imobiliário, ou de qualquer outro segmento, o que procuramos nele é o que prometeram que estaria nele. Essa promessa pode ter sido feita por uns anúncios, links patrocinados, de forma orgânica, indicação de alguém, postagens nas redes sócias ou até ter chegado por e-mail. Agora o que acontece quando o site não entrega o prometido? Ficamos frustrados!

Imaginemos uma situação: Você tem um serviço e deseja anunciar para que todos saibam que você trabalha com este serviço. Quando você cria o anúncio, deixa o link da home de seu site. Parece adequado, não é? Porém, quando o potencial cliente clicar no seu anúncio, vai cair na home do seu site, e não na página de seu serviço, forçando o cliente a procurar a página com o serviço que ele tem interesse – o que na grande maioria das vezes não acontece, porque ele desiste e vai embora do site. Você então dá adeus a mais um cliente em potencial e continua pagando por cliques que não convertem. 

Este foi só um exemplo da importância que tem cada coisa estar em seu lugar em um website, porque seu usuário precisa saber encontrar o que ele procura de forma fácil e rápida, senão, ele sai e vai para site do concorrente.

Planejando o fluxograma com a estrutura do site

Primeiro você deve colocar no papel tudo o que vai precisar que esteja em seu site de forma organizada, como páginas, categorias e sessões. 

Para ter uma visão geral de tudo funcionando, uma boa ideia é criar um fluxograma com todo o conteúdo. Você pode fazer esta estrutura organizando por níveis, como no exemplo que fiz abaixo:

Inicio 
Paginas

Quem somos 
Serviço 01 
Serviço 02 
Contato

Blog

Categoria 01 
Categoria 02

Política de Privacidade 
Termos de Uso

Claro que, no exemplo, utilizo uma organização simples, mas essa estrutura pode variar de acordo com seu tipo de site e quantidade de páginas. Se o seu site for um e-commerce por exemplo, vai precisar adicionar a página da loja e as categorias e subcategorias de cada produto também.

Planejando as ações do site

Com o fluxograma em mãos é hora de definir suas principais metas de conversão. Pode ser algo como um preenchimento de formulário de orçamento, assinar uma lista de newsletter, acesso a uma página específica, baixar um material ou até entrar em contato.

Para direcionar o usuário a realizar estas ações é preciso que chame a atenção dele usando chamadas de ações, as call-to-actions. Elas são botões chamativos e distribuídos em pontos estratégicos de seu site para direcionar o usuário a realizar aquela ação.

Na página inicial, por exemplo, pode adicionar uma chamada para ação com o objetivo de que o cliente entre em contato por exemplo, ou na página principal de seu blog e em seus posts pode adicionar as chamadas para ação com o objetivo de que seus usuários assinem seu newsletter para receber dicas por e-mail.

Planejando as seções do site

Agora é a hora de organizar a forma que será feita a distribuição do conteúdo em seu site. Para isso, comece pela página inicial e nela você separa as principais sessões que deseja ver nela, como um slide de apresentação na primeira dobra de seu site, uma breve explicação de alguns serviços oferecem na segunda dobra, pode adicionar um botão para levar o usuário para a página de cada serviço.

Além dessas, pode ser adicionado sessões de testemunhos, área com as últimas notícias do blog e, novamente, se tiver uma loja virtual poderá adicionar os principais produtos por categoria na página inicial, facilitando que o usuário encontre mais rápido o que procura.

Existem muitas sessões possíveis para diferentes tipos de sites e preparados para grupos de usuários diferentes, mas este post ficaria muito grande, por isso não deixe de acompanhar nossas postagens acerca deste tema, pois criaremos uma série de artigos abordando cada um destes assuntos. Assine nosso newsletter para não perder nenhuma postagem!

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