Como criar um conteúdo relevante para o usuário aos olhos do Google
Não vai adiantar nada ter uma atenção toda especial com as palavras-chave se o site não apresentar uma boa experiência ao usuário.
Os buscadores, e em especial o Google, tem uma preocupação constante com a experiência do usuário. Eles priorizam nos seus resultados àqueles sites que consideram com uma apresentação de melhor qualidade, de melhor relevância de conteúdo e melhor qualidade de navegação. Esses são alguns fatores que os buscadores consideram que, somados, levam o usuário uma experiência enriquecedora.
Primeiros passos
É claro que você deve ter cuidado com as palavras-chave sim, e quando digo isso me refiro a todo o processo, desde a escolha até a sua aplicação. O ideal é que você defina uma persona a qual o conteúdo criado irá atingir. Definida a persona, pense sobre o conteúdo a ser criado e qual palavra essa persona usaria para procurá-lo. Pensar desta maneira facilita a escolha, não é?
Chegada a hora de empregá-la você não deverá usar a palavra-chave em títulos e subtítulos somente. É preciso que a palavra-chave escolhida apareça em outros lugares como no texto da postagem, na URL da página do artigo e também nos textos das imagens, (ao inserir a imagem no post, você pode renomeá-la, é recomendado que se faça isso utilizando as palavras-chave) pois isso melhora a relevância aos olhos dos buscadores.
Qualidade no que entrega
Logo no início do post eu falei que os buscadores, entre eles o Google, prioriza nos seus resultados os sites que consideram relevantes para o usuário e que tenham uma apresentação de melhor qualidade, então não pense apenas em criar um bom conteúdo ao seu público esquecendo de cuidar visual dele. O ideal é que o site além de ter conteúdo relevante tenha também um layout agradável aos olhos dos leitores e do Google.
Uma das formas de tornar seu conteúdo mais agradável aos olhos dos leitores e dos buscadores Google é cuidar da organização das informações, e as heading tags são imprescindíveis para isso. Elas servem para definir títulos e subtítulos e vão de H1 até H6 (nessa ordem de importância). Usando-as você mostra aos buscadores qual título e subtítulos possuem mais importância na página, facilitando o entendimento dos robôs do Google e dos demais buscadores.
Links internos e links externos
Esses robôs fazem o trabalho de consultar todos os sites indexados para buscar compreender quais são mais completos, confiáveis e que apresentam melhor coerência. Eles levam em consideração também links em sites externos, pois isso ajuda a classificar de forma mais precisa a importância e autoridade que o seu site apresenta.
De modo geral, quanto mais links externos o site tiver, mais relevante ele é considerado. Consequentemente, consegue atingir melhor posicionamento nos resultados de pesquisa.
A melhor estratégia para conseguir obter links externos é produzir conteúdos que sejam propensos a serem citados e compartilhados como infográficos e pesquisas, pois, por conterem dados, têm mais chances de serem citados como referências; assim como conteúdos virais que possuem grandes chances de compartilhamento.
Porém, é importante ressaltar que a qualidade dos links também é de extrema importância. Sites que simplesmente recebem links duvidosos são penalizados no ranqueamento.
Links internos aplicados nos conteúdos conseguem melhorar a qualidade de navegação do usuário e podem fazer com que os usuários permaneçam mais tempo no seu site, o que é uma vantagem para o Google, e outros mecanismos de busca.
Sempre entregue bons conteúdos
Essas são algumas dicas básicas para que o Google e os demais buscadores vejam o seu site com melhores olhos e você comece a melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca. É importante estar atento a todos esses fatores, porém o principal fator ainda é o conteúdo de qualidade.
Tenha sempre o cuidado de oferecer informações relevantes ao seu público, mesmo que seu site ainda não esteja bem posicionado, um conteúdo bem feito pode criar um grande engajamento, gerar visitas e trazer excelente resultados.