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Aprenda 9 Lições de marketing e empreendedorismo com Star Wars

Conheça algumas lições que aprendemos com Star Wars e que podem fazer a diferença no seu projeto ou negócio.


Aprenda 9 Lições de marketing e empreendedorismo com Star Wars
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Star Wars the Last Jedi acaba de estrear nas salas de cinema do mundo todo e me pus a refletir o que a saga de George Lucas tem a ensinar. São muitas as lições que aprendi ao longo de todos os filmes, algumas são pra vida toda e aquelas que me levaram a um aprendizado no marketing e no empreendedorismo eu vim dividir com vocês. São lições simples e inspiradoras, vem comigo conferir?

1 Idéias simples e inovadoras

Muitas vezes os empreendedores alcançam o sucesso por partirem de ideias muito simples, mas que, por serem inovadoras, provocam uma revolução no mercado. Star Wars, por exemplo, partiu de uma ideia simples que George Lucas teve, ao ler o livro “O Poder do Mito” de Joseph Cambell. Na obra, Cambell aplicou a teoria do inconsciente coletivo e seus arquétipos, e desenvolveu a ideia de que as estórias mais importantes e de maior apelo popular eram aquelas que eram baseadas em arquétipos. De posse dessa ideia, George Lucas passou a unir uma infinidade de referências que amava, como faroeste, a cultura samurai, religiões orientais, mundos futuristas entre outras referências. Todas essas influências permitiram a Lucas criar uma saga inovadora, mas que partiu de uma ideia simples: o arquétipo de um herói destinado a salvar o universo. Nasceram aí os famosos Lado Negro e Lado Luminoso da Força.

2 Dividir os passos facilita a execução

A execução de qualquer projeto requer uma visão sobre como o escopo deve ser desenvolvido para que se chegue ao resultado final desejado. Quando o projeto é pequeno e menos complexo, fica bem mais fácil gerenciá-lo, mas se o projeto é de maior porte, todo cuidado passa a ser pouco. Para não perder nenhum detalhe de vista, é recomendado dividir o projeto em pequenas etapas, facilitando assim o seu gerenciamento, exatamente como em Star Wars. A história da saga é complexa e extensa e se não fosse fracionada em vários episódios seria muito inviável a sua execução.

3 A beleza (ou o diabo) mora nos detalhes

Quando criança eu sempre ouvia a minha mãe dizer que o diabo mora nos detalhes. Só fui entender isso já adulta, depois de tentar por em prática alguns projetos. Cada detalhe que você deixa passar, cada detalhe que você negligencia, futuramente se transforma em uma pedra no sapato. É cuidando dos pequenos detalhes que se consegue alcançar resultados grandiosos como a saga Star Wars, onde tudo faz sentido, tudo está amarrado e condizente. Sem arestas e pontas soltas.

4 Os processos devem estar interligados

Comentei acima que dividir os passos facilita a execução, contudo você não pode esquecer de que tudo deve estar interligado, ou o resultado final será a sua mesa cheia de pequenos projetos. Eles precisam fazer sentido como um todo ao final. Exatamente como na saga Star Wars onde você assiste a Rogue One sabendo que é uma história paralela sem os personagens principais da saga, e acaba o filme sem ar, chocado em descobrir como tudo está interligado e como tudo passa a fazer muito mais sentido.

5 A equipe deve estar em sintonia e vestir a camisa

Uma equipe sincronizada e sintonizada faz toda a diferença. Para aqueles que não vestem a camisa da empresa, metas e prazos não tem tanta importância e muitas vezes isso não ocorre por maldade mas por falta de sintonia com a missão. Sem essa sintonia o planejamento fura, as metas não ficam claras e as prioridades tornam-se indefinidas. Profissional que veste a camisa é como um soldado da Aliança Rebelde, ele tem ações com base no que é importante para trazer resultados.

6 Divulgação - Esteja nos canais de mídia que o seu público está.

Se o seu negócio não estiver no mesmo lugar que seu público, qualquer ação será falha. Por exemplo, se o público-alvo de sua empresa são jovens que gostam de jogos e tecnologia leve sua marca à zona de conforto em que eles se encontram, como fóruns, blogs e redes sociais. Faça bom uso de todos os locais onde sua marca possa “conversar” com o público e domine o marketing de relacionamento. Faça como os criadores/produtores de Star Wars e crie um forte vínculo emocional com o seu público. O poder disso é quase tão grande como o poder da Força.

7 Nutrir sempre o público com algo relevante

Falar deste vínculo emocional entre cliente e marca já é tendência mundial, pois quando o público desenvolve empatia acaba se tornando um divulgador espontâneo da marca. Quando descobrimos o que o nosso público gosta, fica fácil entregar conteúdo relevante à ele. Você ganha autoridade no ramo e se você tiver cuidado com a periodicidade de publicação de conteúdo então, fica ainda melhor. Seu público vai saber o que esperar, quando esperar e se o conteúdo for mesmo bom, ele promoverá. Preciso falar que é exatamente isso que Star Wars faz conosco? O ep VIII mal estreou e já estou recomendando a todos e contando os dias para o ep IX.

8 Entregue ao seu público o que ele espera de você

Entregar o serviço ou produto que o cliente adquiriu não é mais do que uma obrigação. Para ter um diferencial no mercado o legal é entregar mais do que o proposto. Isso faz com que você exceda as expectativas do seu público e crie um relacionamento. Você pode analisar seu negócio e a partir do conhecimento sobre o seu público identificar o que pode fazer para entregar mais que o prometido e surpreender seus clientes. Você não ficou maravilhado quando soube que a Disney iria lançar Spin-Offs da saga? Eu me emocionei muito com "Rogue One" e mal vejo a hora de assistir, no ano que vem, "Solo - A Star Wars Story". Pra mim, eles são presentes da Disney a todos que assim como eu, são fãs da saga.

9 Equilíbrio é a palavra chave

Para tudo na vida, equilíbrio é a palavra-chave e em uma estratégia de marketing não seria diferente. Além de ter coerência, as campanhas precisam ter equilíbrio. Fica mais fácil quando você mensura os dados e avalia, de fato, o que está ou não fluindo da maneira esperada. Com esses dados em mãos você consegue alinhar as estratégias e saber, por exemplo, a frequência certa de publicações, os assuntos certos em e-mail marketing e por aí vai.

Não esqueça nunca a lição mais valiosa que aprendemos com Star Wars: Somos todos seres errantes e devemos permanecer sempre questionando e aprendendo. Dúvidas podem nos travar e certezas quase sempre resultam em erros. A essência está no equilíbrio.

Por hoje é isso, que a Força esteja com você!

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