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Análise passo a passo do porquê de um site não gerar conversão

Assim como em um jogo de xadrez, você precisa sempre estar passos à frente na hora de traçar um planejamento de conversão de seu site


Análise passo a passo do porquê de um site não gerar conversão
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Você precisa estar à frente de seu usuário na hora de traçar estratégias de conversão para o seu site e isso só é possível quando você entende bem quem é o seu público. Não adianta fazer um site complexo se o seu público não é habituado a tecnologia, por exemplo, logo, você vai precisar criar formas de interação que leve seu usuário à conversão de uma forma mais simples.

Antes de qualquer coisa, o que é conversão?

Conversão é quando um cliente realiza alguma ação em seu site que você esperava que ele fizesse. Por exemplo, se você tem uma Landing Page, onde oferece um material gratuito para que o usuário interessado baixe e em troca deixe seus dados, como nome e e-mail, ao completar esta ação o usuário completou uma conversão.

Outro exemplo de conversão é quando você induz seu usuário a se inscrever para assinar seu newsletter, que realize um cadastro de um evento, faça um pedido de orçamento ou, se você possui uma loja virtual, que o usuário realize uma compra em seu site.

Como está trabalhando as suas call to actions?

Para que sejam realizadas conversões, é necessário que seu usuário seja atraído a uma ação que você espera que ele realize e ele precisa que sua atenção seja requisitada para isso. Pensa comigo, em um site existe muita informação, são textos, imagens e outros elementos que juntos acabam roubando a atenção de seu usuário, por isso você precisa de algum elemento que chame ainda mais atenção.

Para isso usamos as call to actions ou chamada para ação, que nada mais são que botões com uma frase de efeito de acordo com o seu objetivo de conversão.

Por exemplo, se você tem um blog, você pode adicionar como texto em sua chamada para ação desta forma: Receba novidades e dicas em seu e-mail – Percebe como é bem melhor que colocar assine nosso newsletter?

É claro que vai de estratégia para estratégia, mas as chamadas para a ação não necessariamente precisam ser um botão, mas elas precisam necessariamente ser de fato uma chamada para ação, com textos convidativos a isso.

A sua página de destino tem coerência com sua Call to Action?

Uma coisa importante é que sua chamada para ação faça sentido de acordo com sua intenção ao usá-la. Se você usa um texto convidando o cliente a clicar e falar com um consultor naquele mesmo momento (Fale agora mesmo com um de nossos consultores), é preciso que sua página seja um local onde o cliente consiga falar com ele online na página a seguir após clicar em sua ação.

Se isso não acontecer e seu usuário for direcionado apenas para uma página de contato, seu site não vai estar entregado o que prometeu a ele antes do clique, o que gera frustração e má experiência para o usuário na maioria dos casos. E pode até mesmo prejudicar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, entre eles o Google.

Seus serviços estão organizados na página inicial?

Muitos sites distribuem seu conteúdo de forma desorganizada em sua página inicial, o que pode confundir o usuário que acaba nem entendendo de fato o que sua empresa faz. Procure setorizar os seus produtos ou serviços, apresentando-os de forma organizada logo na página inicial, pois sua página inicial é onde o usuário deverá ter acesso a todas as demais páginas do seu site.

Quando faz um anúncio você envia o usuário para qual página?

Você precisa entregar o que promete ao seu cliente, e isso tem que ser levado à risca! 
Se vai fazer um anuncio no AdWords ou até mesmo no Facebook Ads é necessário que faça sentido a página que seu usuário irá encontrar após clicar no anúncio. Muitas empresas fazem um anúncio sobre um determinado serviço de seu site, mas ao invés de adicionar como página de destino à página do serviço, mandam o usuário para a página inicial do site.

O mesmo vale para o caso de anunciar um conteúdo, se você anuncia prometendo algo ao cliente, deve entregar logo de cara o que está prometendo, porque se isso não acontecer, não vai gerar conversão e vai afastar o que poderia ser um lead em potencial de sua empresa. 

Se tratando de loja virtual, seu botão de compra é de fácil acesso?

Seu produto e o botão de compra de sua loja virtual estão bem posicionados? É importante facilitar o máximo para seu usuário, sem deixar que ele acabe desviando do caminho que deseja que ele tome. Para isso, deixe seus produtos de forma organizada na página inicial, dividindo por categorias e subcategorias.

Vale a pena também adicionar um campo de busca personalizado que o ajude a encontrar mais facilmente os produtos que deseja.

Em relação aos botões, diminua os processos que seu cliente terá ao realizar uma compra. Por exemplo, se vai vender um produto, não precisa direcionar seu cliente a uma página descritiva dele, adicione uma opção para saber detalhes, mas como foco deixe seu botão de comprar em destaque. Muitos clientes já sabem o que é o produto e já podem até ter comprado de sua loja, então se você deixar que eles comprem o produto sem sair da página dando apenas a opção de continuar comprando ou fechar compra torna o processo mais ágil para ambas as escolhas do cliente.

E seu checkout, é simples?

Um problema que aumenta bastante o abandono de carrinho é um checkout com muitos processos. Isso porque a maioria das plataformas de hoje são preparadas para realizar várias etapas para que o cliente conclua sua compra, já vi lojas com até oito etapas antes de finalmente eu poder concluir a compra.

O que foi feito para parecer prático, no sentido de guiar com mais detalhes o processo de fechamento de compra para o cliente acabou se tornando um processo enrolado que acaba influenciando na desistência do cliente a finalizar de fato sua compra.

Em uma loja virtual não é preciso mais que dois passos, sendo o de endereço e o com os dados de pagamento. Porque mais dados e processos, se o que importa no final é a receita gerada pela venda?

Claro que existem tipos de lojas virtuais com sistemas peculiares onde são necessários mais processos, como em uma gráfica online, onde o cliente precisa enviar o arquivo, por exemplo, mas no geral, quanto mais simples for o processo, mais chances de conversão sua loja virtual vai ter.

A ideia é que com essas perguntas e respostas você possa entender alguns processos que podem melhorar sua conversão ou diminuir ela, desta forma você pode analisar a situação atual de seu site e tentar corrigir alguns pontos como os citados acima caso seja necessário.

Eu recomendo que você faça sempre um exercício mental se posicionando no lugar de seu usuário, acessando o site e se perguntando como poderia obter melhores resultados e que mudanças causariam este impacto.

Se precisar, oferecemos uma consultoria gratuita, onde podemos analisar o seu site e a partir daí você irá obter informações do que pode ser mudado e como essas mudanças podem impactar nos resultados de conversão de seu site.

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